Celebrações das “7 Dores de Nossa Senhora” são destaque nesta Segunda-feira Santa
A Semana Santa prossegue nesta segunda-feira (25/03), com missas e celebrações nas paróquias e comunidades. Entre elas, destaca-se “As 7 dores de Nossa Senhora”, celebração que relembra as principais dores que Maria sofreu em sua vida terrena, culminando com a paixão, morte e sepultamento de seu Filho.
(Foto em destaque: Celebração das “7 dores de Nossa Senhora” na Igreja Matriz São Luís Gonzaga. em 2023. / PASCOM PSLG)
Veja abaixo o significado desse dia, uma proposta para reflexão pessoal e a programação das paróquias e comunidades de Itu.
Segunda-feira Santa: significado
Neste dia, proclama-se, durante a Missa, o Evangelho segundo São João. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos de toda a vida. Está cada vez mais próximo o desenlace da crise. “Ela guardava este perfume para a minha sepultura” (cf. João 12,7); Jesus já havia anunciado que Sua hora havia chegado. A primeira leitura é a do servo sofredor: “Olha o meu servo, sobre quem pus o meu Espírito”, disse Deus por meio de Isaías. A Igreja vê um paralelismo total entre o servo de Javé cantado pelo profeta Isaías e Cristo. O Salmo é o 26: “Um canto de confiança”.
Veja o significado de todos os dias da Semana Santa.
Para refletir
Na segunda-feira santa, em nossas famílias e comunidades, começamos a criar o ambiente propício para a celebração do mistério pascal. É bom perguntar-nos a que altura estamos no nosso processo de conversão, como estão nossas relações familiares, de grupo, como está nossa participação na vida da comunidade.
A leitura e a meditação do evangelho desse dia servirão para alimentar em nós os sentimentos e atitudes que a participação nesses dias santos nos impõe: mudança de vida, solidariedade, unidade. Intensificamos, por isso, o espírito de oração e de serviço e nos aproximamos do sacramento da reconciliação.
Veja as reflexões para cada dia da Semana Santa.
Programação – Segunda-feira Santa – 25/03 (neste link)