O jornal “A Federação” é um jornal católico que tem por missão evangelizar através do jornalismo impresso e agora também dos meios digitais. Em sua trajetória, tem se mantido fiel aos ideais de seu fundador, padre Elisiário de Camargo Barros, que tinha o propósito de levar a Palavra de Deus ao maior número possível de pessoas.

Com sede em Itu/SP, foi criado em 1905 pelas associações católicas da cidade, com apoio do padre Elisiário, então pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, única paróquia da cidade na época.

Focado em temas católicos e análise de temas do cotidiano pelo olhar católico, “A Federação” mantém sua edição impressa semanal desde sua fundação, sendo um dos jornais impressos mais antigos do Brasil com atividade ininterrupta.

Com seu portal de notícias na internet, divulga diariamente notícias do cotidiano da cidade, das paróquias de Itu, da Igreja no Brasil e no mundo, além de textos de seus articulistas, história da comunidade, entre outros.

Tem como missão ser “um jornal católico a serviço da comunidade”.