Missas de Ramos, Ofício de Trevas, encenação da Paixão de Cristo e Procissão dos Passos no início da Semana Santa
Compartilhe

Têm início neste sábado (23/03) as celebrações da Semana Santa, considerada a semana mais importante na Igreja Católica. Um período em que somos convidados a fazer memória, vivenciar e celebrar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, e com isso reafirmar a fé na Aliança de Amor que Deus fez com a humanidade, entregando seu Filho para nossa salvação.

Neste sábado (23), após as 15h, as missas e celebrações acompanham a liturgia do Domingo de Ramos, considerado o primeiro dia da Semana Santa. Além disso, também acontece o Ofício de Trevas, na Igreja do Carmo, com a participação do Coral Vozes de Itu. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, acontece a tradicional Encenação da Paixão e Morte de Jesus, no Estádio Wilson Bellon (ao lado da igreja).

No domingo (24), a bênção, a procissão e a missa de Ramos celebram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, marcando a liturgia das celebrações nas comunidades e paróquias. No centro da cidade, seguindo a tradição de muitos anos, acontecem à noite as procissões de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos. A primeira saindo da igreja matriz da Candelária e, a segunda, da igreja do Carmo, as duas procissões se encontram defronte à igreja Bom Jesus, lembrando o encontro de Maria e seu Filho, Jesus, carregando a Cruz a caminho do Calvário. 

Veja abaixo o significado desses dias, uma proposta para reflexão pessoal e a programação das paróquias e comunidades de Itu.

Domingo de Ramos: significado

O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição. Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. Com isso, Ele despertou, nos sacerdotes da época e mestres da Lei, inveja, desconfiança e medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condená-Lo à morte. A liturgia dos ramos não é uma repetição apenas da cena evangélica, mas um sacramento da nossa fé, na vitória do Cristo na história, marcada por tantos conflitos e desigualdades.

Veja o significado de todos os dias da Semana Santa.

Para refletir

A celebração do domingo de Ramos não tem como única finalidade fazer lembrar um acontecimento histórico passado, mas nos convida a realizar uma profissão de fé em que a cruz e a morte de Cristo são definitivamente um convite à fraternidade, à justiça, ao amor e à paz.

Veja as reflexões para cada dia da Semana Santa.

Programação – Sábado (Ramos) – 23/03 (neste link)

Programação – Domingo de Ramos – 24/03 (neste link)