Capítulos da história da Igreja em Itu

A convite do jornalista responsável, Diácono Tadeu Italiani, a Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux, da Igreja do Bom Jesus, iniciou a publicação de matérias sobre a história da Igreja em Itu.
A Federação é um jornal que sempre abriu espaço às narrativas da memória religiosa e sobre a história da Igreja na cidade. Importante frisar que, dada a sua longevidade e papel preponderante no noticiário católico, o jornal se tornou importante fonte de pesquisa aliado a outros materiais também disponíveis.
A Biblioteca Histórica foi criada em 2016, quando era reitor da Igreja do Bom Jesus o Mons. Durval de Almeida. Na ocasião, a diretoria do Instituto Cultural de Itu, mantenedora do Museu da Música – Itu e da Schola Cantorum de Itu, propôs parceria para melhor adequar os antigos livros e periódicos da biblioteca deixada pelos jesuítas em Itu, quando retiraram-se da cidade, em 1992, conservada em uma das salas do Bom Jesus. Desde então, tem sido um trabalho de muitas mãos, para limpar, catalogar, pesquisar e divulgar.
Dois espaços tem a Biblioteca, n’A Federação, a coluna “Memória da Federação”, com a transcrição de matérias em exemplares antigos, atividade feita desde outubro de 2018. O outro é dedicado à história da Igreja, com matérias inéditas.
A primeira série, entre 03 maio de 2019 e 29 de maio de 2020 contou 55 matérias biográficas com espaço de 320 palavras, sobre todos os párocos que estiveram à frente da Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária desde a construção da primitiva capela (1610) e criação da paróquia (1653) aos dias atuais. A pesquisa no conteúdo deste jornal foi fundamental para entender o século XX.
Durante a pandemia da covid 19, a pesquisa e divulgação passou para as biografias e papel dos missionários europeus da Companhia de Jesus que vieram a Itu, entre 1865 e 1917, período de existência do Colégio São Luís. Entre 1º de junho de 2020 (Semana Padre Bartolomeu Taddei), até 29 de julho de 2022, véspera da festa de Santo Inácio, fundador dos jesuítas, foram 108 matérias com 500 palavras e fotos dos missionários, quando havia, ou de lugares a eles relacionados. Além da documentação própria da Biblioteca Histórica e do Museu da Música, o arquivo d’A Federação foi muito utilizado.
Entre as edições de 05 de agosto de 2022 a 29 de setembro de 2023, foi a vez de revelar, em detalhes, a vida do Padre Bartolomeu Taddei, um dos idealizadores d’A Federação, totalizando 59 publicações.
Em 06 de outubro de 2023, foi a vez de adaptar os originais da biografia da Venerável Maria Teodora Voiron, de autoria da Profa. Maria Cecília Bispo Brunetti, cujos originais (palestras radiofônicas) são do acervo do Museu da Música. Foram 61 matérias até 13 de dezembro de 2024.
A abertura desse espaço para divulgação das matérias faz parte da forte ligação do jornal com a história da Igreja em Itu e permite à comunidade, conhecer melhor esse passado.




