Encerrando esta coluna

Este é o artigo de número 108 e último da série iniciada em 05 de junho de 2020 nas celebrações da Semana Padre Bartolomeu Taddei, tema inicial desta coluna. Ao longo de dois anos divulgamos o trabalho missionário de mais de cem sacerdotes da Companhia de Jesus que moraram em Itu, serviram como professores e diretores no Colégio São Luís, mas também atuaram como missionários populares na região e em outros lugares do Brasil, vivendo na igreja do Bom Jesus; foram eles que estruturaram os movimentos religiosos que mais influenciaram a nossa sociedade no final do século XIX e por todo o século XX.

Todos os artigos publicados foram inéditos, pesquisa feita em fontes e arquivos dos jesuítas, alguns pouco conhecidos, como as memórias dos padres Mário Arcioni, José Schwenck e o trabalho gigantesco do padre Aristides Greve. Também foram importantes as fontes já publicadas como os estudos sobre a província alemã, do Sul do Brasil e sobre os jesuítas no Nordeste, mormente em Pernambuco na época da perseguição dos políticos liberais.

A Biblioteca História Padre Luiz D’Elboux, localizada na igreja do Bom Jesus foi instalada em 10 de julho de 2016. É um projeto cultural, fruto de parceria entre aquela igreja e o Instituto Cultural de Itu, assinado em 27 de junho de 2014 que tem por objetivo conservar uma coleção preciosa de livros e revistas e divulgar esse material através de publicações, promover encontros que revelem a grandeza da obra dos jesuítas em Itu e o significado da igreja do Bom Jesus para o Catolicismo.

Ainda há cerca de cinquenta jesuítas que trabalharam aqui, mas chegaram a Itu depois de encerrada a Missão Romana (1925). A contribuição deles foi tão grande quanto a dos já apresentados, por isso sua história será publicada em futuro próximo neste espaço, revelando seu importante trabalho para a religião católica até 1992, quando a própria Ordem dos jesuítas encerrou suas atividades em Itu.

A partir da próxima semana, teremos aqui nova coluna, voltada à história do maior missionário popular dentre os jesuítas no Brasil, o padre Bartolomeu Taddei, fundador do Apostolado da Oração no Brasil e da revista Mensageiro do Coração de Jesus. Ao revelar a sua trajetória entenderemos também e melhor como um homem pôde mudar a história da Igreja no Brasil com a catequese popular e a devoção sacramental.

Por último, mas não menos importante, registre-se o agradecimento ao jornal A Federação que abriu espaço à divulgação dessas pesquisas históricas. Nosso jornal, mais que centenário, fundado também por influência do padre Taddei, foi uma das fontes de pesquisa sobre diversos jesuítas apresentados. Agora permitirá que o leitor conheça melhor, através de crônicas semanais, a história do padre Taddei desde que nasceu na Itália em 1837, seus primeiros passos na vida cristã, a formação religiosa e o tanto bem que fez ao Brasil.

Agradeço a atenção dos leitores!

Luís Roberto de Francisco
Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux”