Secretário-geral da CNBB acolhe sugestões do coordenador nacional da Pastoral de Moradia e Favela para a CF 2026
Compartilhe

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, recebeu na sexta-feira, 8 de agosto, o coordenador da Pastoral de Moradia e Favela, Marcelo Toyansk.

A reunião girou em torno da preparação da Campanha da Fraternidade 2026 cujo tema será a questão da “moradia”. Os participantes discutiram a realidade da falta de moradia no país, as estratégias e o texto-base da Campanha.

 Fortalecimento da Pastoral da Moradia e Favelas

Reunião com o coordenador nacional da Pastoral de Moradia e Favelas. | Fotos: Giany Costa – ASCOM CNBB.

O coordenador da pastoral apresentou à CNBB o seu quadro atual da articulação em diversas regiões do Brasil. A Pastoral da Moradia e Favelas se concentrou, historicamente, em São Paulo e Rio de Janeiro. Agora está em curso um processo de rearticulação em outras regiões. Ao todo estão em processo de formação de 25 comissões da Pastoral de Moradia e Favela em todo país.

A pastoral está organizada no guarda-chuvas da Comissão Sociotransformadora da CNBB e atuando em conjunto com as Pastorais Sociais. Esta rearticulação da Pastoral se fortaleceu no âmbito da última Semana Social Brasileira e poderá colaborar com a atuação da Igreja no Brasil nas periferias dos grandes centros urbanos.

Também participaram da reunião, o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Leandro Megeto, o subsecretário de Pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá, o coordenador do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul, e o assessor da Comissão para Ação Sociotransformadora da CNBB, padre Dário Bossi.