A bondade misericordiosa de Jesus
Compartilhe

Dom Vicente Costa
Bispo Emérito da Diocese de Jundiaí

“Tenha confiança e alcançará tudo da bondade misericordiosa de Jesus.” (Venerável Maria Teodora Voiron)

Na sua segunda visita ao Brasil, entre 12 e 21 de outubro de 1991, São João Paulo II, na celebração da Santa Eucaristia, quando beatificou Madre Paulina em Florianópolis (SC), dia 18 de outubro, proferiu uma frase muito marcante: “O Brasil precisa hoje, mais do que nunca, de santos!”

De fato, os(as) santos(as) tornam “o rosto da Igreja mais belo” (cf. Papa Francisco, na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate: “Sobre a chamada à santidade no mundo atual” [19-03-2018], n. 9), particularmente as mulheres, que, com o seu “gênio feminino” manifestam a santidade de Deus “em estilos femininos, indispensáveis para refletir a santidade de Deus neste mundo” (n. 12).

Dentre as mulheres que nos testemunham a santidade de Deus, especialmente aquelas que viveram e ainda vivem na nossa querida e amada Diocese de Jundiaí, é na cidade de Itu que se destaca a Venerável Madre Teodora de Voiron (1835-1925). Fiel ao Evangelho de Jesus Cristo, com o seu testemunho autêntico e perseverante de amor a Deus e à Igreja, ela nos confirma que é possível e necessário vivermos a vocação comum à santidade. Prova disto são as várias sábias Máximas que ela nos deixou, fruto de sua fé, humildade, caridade e serviço a todos, particularmente aos mais necessitados.

Destas Máximas destaca-se a seguinte: “Tenha confiança e alcançará tudo da bondade misericordiosa de Jesus”, Máxima bem fundamentada no Santo Evangelho, pois Deus, em seu Filho Jesus Cristo, é aquele em quem devemos confiar, pois é bondoso e misericordioso. Vejamos:

  • Confiemos em Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28).
  • A Bondade de Jesus: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá sua vida por suas ovelhas” (Jo 10,11).
  • A Misericórdia de Jesus: “Não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento” (Lc 5,32).

Irmãos e irmãs, continuemos a orar, com fervor e esperança, para que a Venerável Madre Teodora seja declarada beata, e mais tarde, santa na nossa Igreja.

Veja também