Jubileu 2025: “tempo de alegria e de júbilo para renovarmos nossa esperança”
A Igreja inicia no próximo dia 24 o Jubileu 2025, com o rito de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo Papa Francisco. Tradição na Igreja desde o século XIV, o Jubileu é um ano de celebração que acontece a cada 25 anos.
(Foto em destaque: Papa Francisco abre a Porta Santa do Jubileu da Misericórdia, em 2015. / Vatican Media)
Para oferecer aos fiéis uma oportunidade de conhecer e vivenciar o Jubileu em profundidade, o Setor de Comunicação da Diocese de Jundiaí lançou na última semana uma série especial de vídeos, explorando temas que nos ajudarão a nos prepararmos para viver o Jubileu em profundidade.
Ao longo de 6 vídeos, são abordados a história dos Jubileus, as indulgências, a simbologia da Porta Santa e as peregrinações. Além disso, são apresentadas as Igrejas Jubilares da Diocese de Jundiaí e como elas se tornam pontos de encontro com a misericórdia de Deus.
No primeiro episódio, lançado no último dia 2, o bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, reflete sobre o significado da Esperança neste tempo de Graça e nos motiva a aproveitarmos esse “tempo de alegria e de júbilo para renovarmos nossa esperança” e “confiarmos sempre em Deus”!
No segundo vídeo da série, padre Jean conduz os espectadores por uma viagem no tempo, apresentando as raízes dos Jubileus e como eles foram celebrados ao longo da história. Um convite a descobrir como este momento especial moldou gerações de fiéis e continua sendo um chamado à conversão e à comunhão!
No terceiro vídeo, padre Paulo Eduardo explica de forma clara e profunda o fundamento das indulgências na tradição da Igreja. É possível compreender como esse tesouro espiritual nos ajuda a viver a plenitude da Graça e da Misericórdia de Deus!
No quarto episódio da série, padre Paulo Eduardo deixa claro que as indulgências não são atalhos para a salvação, nem uma barganha para “ganhar o Céu”. São um grande presente de Deus! O sacerdote explica os passos para conquistar esse tesouro espiritual que a Igreja, como sinal da Misericórdia Divina, nos oferece.
No quinto vídeo, padre Marcelo Magalhães nos explica o significado da Porta Santa nos Jubileus e como a peregrinação tem papel fundamental nesta edição. Como Peregrinos de Esperança, possamos continuar a caminhar confiantes com o Senhor!
A série de vídeos termina com um convite à vivência do Jubileu. Padre Márcio Felipe apresenta as Igrejas Jubilares da Diocese de Jundiaí e nos fala sobre os caminhos espirituais disponíveis para a Peregrinação.
Os vídeos estão disponíveis na página da Diocese de Jundiaí no YouTube.
O Jubileu 2025 será oficialmente aberto no dia 24 de dezembro, em Roma, pelo Papa Francisco, e, na Diocese de Jundiaí, no dia 29 de dezembro, com uma celebração presidida por Dom Arnaldo.
(Fonte: Setor de Comunicação – Diocese de Jundiaí)