28º Domingo do  Tempo Comum
Compartilhe

Diácono Reginaldo de Castro
Paróquia Sagrada Família

“Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”

Evangelho (Mc 10,17-30)

No Evangelho de hoje, um jovem muito rico chega até Jesus e pergunta: Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?
Nesta pergunta nós podemos tirar algumas conclusões.
Uma primeira conclusão é que existe uma vida presente, mas existe também uma vida futura, uma vida eterna em Deus.
Uma outra conclusão é que para entrar nesta vida eterna existem algumas condições, existe uma preparação.
Nós não podemos entrar de qualquer jeito, de qualquer maneira. Então Jesus responde para esse jovem e vai responder também para cada um de nós, o que é que nós precisamos fazer para ter a vida eterna.
Jesus vai mostrar-nos que em primeiro lugar devemos cumprir os mandamentos.
Jesus pergunta ao jovem: Você conhece os mandamentos; não matar, não roubar, não pecar contra castidade, honrar pai e mãe…
E o jovem responde, conheço e já observo.
Então Jesus vai nos mostrar uma segunda coisa que é necessária para termos a vida eterna.
Jesus diz ao jovem: Uma coisa te falta; vai vende tudo o que tem e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!
É Jesus nos chamando a atenção, o Senhor nos quer inteiros, disponíveis e desprendidos para segui-lo e testemunhá-lo. Jesus vai mostrar-nos que para termos a vida eterna, é necessário termos a opção por Ele.
Jesus diz àquele jovem: Vende tudo o que tem e segue-me!
Aqui, aquele jovem está diante de uma decisão que ele precisa tomar. Ou continuar com a mesma vida, ou começar uma vida nova em Deus, seguindo Jesus Cristo.
Jesus não está contra o dinheiro, Jesus não está contra os ricos, Jesus não está contra o poder; mas Jesus está contra quando nós colocamos o dinheiro, os bens materiais acima de tudo, quando nós depositamos a nossa confiança, a nossa esperança nessas coisas.
Os discípulos perguntaram a Jesus: E nós deixamos tudo para te seguir, que recompensa teremos?
Aqui Jesus nos mostra que, quando nós fazemos a opção pelo Reino de Deus, quando fazemos a opção de seguir os mandamentos, de praticar o bem; nós temos a nossa recompensa.
Jesus diz: Vocês terão a recompensa, receberão cem vezes mais agora, durante esta vida: casa, irmãos, irmãs, mães, filhos, campos mas com perseguições, e no mundo futuro a vida eterna.
Focamos a nossa opção por Jesus, Ele é a nossa garantia de Vitória Final.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!