Missa marcou 26 anos de episcopado de Dom Vicente
Compartilhe

Para comemorar seus 26 anos de vida Episcopal, completados no último dia 19, Dom Vicente Costa, bispo emérito da Diocese de Jundiaí, celebrou uma Santa Missa para os funcionários da Cúria Diocesana, na Capela Cristo Rei, em Jundiaí, na última sexta-feira (20/09).

Concelebraram o bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, o vigário geral, padre Carlos Virillo, o chanceler do bispado, padre Lupércio, o ecônomo da diocese, padre Marcos Adriano, e os vigários das 5 foranias da Diocese de Jundiaí – entre eles, padre Robinson Veronezze, vigário da Forania São Marcos, que compreende as paróquias de Itu e Salto.

Em sua homilia, Dom Vicente revelou, em suas famosas “3 palavrinhas”, o ‘segredo’ da vitalidade de seu Ministério mesmo após tantos anos de serviço: a necessidade da Palavra de Deus, o encanto pela Santa Missa e o amor pela Igreja do Brasil.

“Que o exemplo de Dom Vicente inspire todos nós a também sermos amantes da Palavra, da Eucaristia e sempre mais da Igreja, para que possamos caminhar juntos no Senhor e darmos testemunho da nossa fé”, frisou Dom Arnaldo ao final da celebração. (Fonte: Facebook Diocese de Jundiaí)

Dom Vicente

Dom Vicente nasceu na cidade de Birkirkara, na Ilha de Malta, em 1º de janeiro de 1947, sendo o terceiro filho de Carmelo e Rosina Costa. Aos 11 anos, ingressou no Seminário Menor e, entre 1964 e 1968, cursou filosofia na Universidade de Malta.

Veio ao Brasil em 1969 para iniciar os estudos em Teologia, em Curitiba/PR. No final de 1972 retornou a Malta para ser ordenado diácono transitório, mesmo ano de sua ordenação presbiteral, em 17 de dezembro, na Co-Catedral São João Batista.

Já como sacerdote, Vicente retornou ao Brasil em 1973, para ser vigário da Catedral Nossa Senhora da Glória, em Maringá/PR. Entre 1987 e 1991 esteve em Roma, para os estudos de mestrado e doutorado.

Em 1º de julho de 1998, o presbítero recebeu o chamado da Igreja para ser Bispo, sendo ordenado no dia 19 de setembro de 1998, na Catedral Nossa Senhora da Glória, em Maringá, pela imposição das mãos de Dom Murilo Krieger. Foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Londrina, sob o Lema episcopal: Quod cumque dixerit vobis, facite – “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

Em 13 de dezembro de 2002, tomou posse como bispo da Diocese de Umuarama (PR), onde permaneceu até 2009. Em 7 de março de 2010, Dom Vicente Costa tornou-se o quinto bispo da Diocese de Jundiaí.

Após 12 anos, em 15 de junho de 2022, Dom Vicente teve seu pedido de renúncia por idade (75 anos) aceito pelo Papa Francisco, tornando-se a partir dessa data bispo emérito da Diocese de Jundiaí.