Diocese celebra o Dia do Diácono
A Diocese de Jundiaí realizou no último sábado (10/08), uma missa em comemoração pelo Dia do Diácono, celebrado junto com a festa de São Lourenço, “patrono dos diáconos”.
A missa foi celebrada pelo padre Carlos José Virillo, vigário geral da diocese, e reuniu diáconos permanentes da diocese e suas famílias, na Igreja Matriz Santo Antônio, no bairro do Anhangabaú, em Jundiaí.
São Lourenço: modelo de serviço em nome do Evangelho
Lourenço nasceu na Espanha na primeira metade do século III. Foi diácono da Igreja de Roma, responsável pela administração dos bens e ofertas para suprir as necessidades dos pobres, órfãos e viúvas. Numa época de perseguição dos cristãos, serviu ao Papa Sisto II, que foi morto em 6 de agosto de em 258, junto com outros clérigos, por ordem do imperador Valeriano I.
Inicialmente, Lourenço foi poupado com o objetivo de fornecer informações às autoridades sobre os bens da comunidade. Mas, depois de distribuir aos pobres os bens que a Igreja de Roma tinha na época, Lourenço apresentou uma multidão de pobres, aleijados e cegos às autoridades romanas e disse: “Estes são os tesouros da Igreja”. Por isso, foi condenado à morte, sendo queimado vivo em 10 de agosto de 258.
São Lourenço é considerado modelo de entrega total à graça de Deus através da escuta e anúncio da Palavra e do serviço aos pobres. Porque viveu radicalmente o seguimento a Jesus Cristo pelo seu diaconato, é considerado “patrono dos diáconos”.
Presença ativa
A Diocese de Jundiaí conta atualmente com 120 diáconos permanentes. Desses, 14 diáconos prestam serviço nas paróquias e na capela militar, em Itu:
- Diácono Bartolomeu Lopes – Paróquia São Judas Tadeu
- Diácono Benedito de Moraes (emérito) – Paróquia São José
- Diácono Edson Moura – Capela Militar São Luís Gonzaga (Quartel)
- Diácono Estevão Scalet – Paróquia Nossa Senhora da Candelária
- Diácono Ézio Ribeiro – Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro
- Diácono Francisco Martins – Paróquia São Cristóvão
- Diácono Francisco Moraes – Paróquia Nossa Senhora da Candelária
- Diácono Luis Eugênio Demarchi – Paróquia São José
- Diácono Marcos Nunes – Paróquia São Judas Tadeu
- Diácono Paulo Halter – Paróquia Nossa Senhora da Candelária
- Diácono Raimundo Bezerra – Paróquia São Judas Tadeu
- Diácono Reginaldo de Castro – Paróquia Sagrada Família
- Diácono Tadeu Italiani – Paróquia Nossa Senhora da Candelária
- Diácono Valdeci dos Santos – Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Abaixo, imagens da celebração pelo Dia do Diácono. (Fotos: Diác. José Carlos Pascoal)