Sarau Musical e Missa Cantada celebram 190 anos de Elias Álvares Lobo
No dia 10 de agosto, sábado, a partir das 10h, o público terá a rara oportunidade de apreciar uma seleção de peças da obra profana do compositor ituano Elias Álvares Lobo, reunida em um Sarau Musical, que celebra os 190 anos de seu nascimento.
O programa reúne peças para piano, modinhas, romances e lundus, além de uma ária para canto e coro e trechos da ópera A Noite de São João, programa que não é executado há mais de vinte anos em Itu. O evento será realizado no Centro de Estudos do Museu Republicano com a participação da soprano Laura Duarte e do pianista Maestro Daniel Guimarães.
A iniciativa conjunta da celebração é do Museu da Música – Itu, Coral Vozes de Itu, Academia Ituana de Letras e Museu Republicano Convenção de Itu, da Universidade de São Paulo, com apoio do Museu Paulista e do Instituto Cultural de Itu.
Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) nasceu em Itu, onde fez os primeiros estudos e iniciou a sua carreira musical. Viveu também no Rio de Janeiro, onde apresentou a primeira ópera brasileira em língua nacional (1860), quando foi aluno de Francisco Manoel da Silva e professor de Chiquinha Gonzaga. Viveu ainda em Itatiba, Campinas e São Paulo, cidades onde lecionou música, compôs obras musicais e deixou marca importante na atuação política, cultural e artística. Em 1873, Elias Lobo e seus irmãos, participaram da Convenção de Itu, considerado um republicano histórico; é de sua autoria o Hino Republicano de São Paulo, que também será apresentado no evento.
Em 2014, os seus descendentes, em parceria com o Instituto Cultural de Itu, trouxeram os restos mortais do célebre ituano para Itu, que repousam no Cemitério Municipal. Desde então, celebra-se anualmente o Dia Maestro Elias Lobo, a 9 de agosto.
No domingo, dia 11, às 10 horas, haverá a Missa Cantada, com obras exclusivamente de Elias Lobo, com a participação da Schola Cantorum de Itu, na Igreja do Conventinho Nossa Senhora das Mercês, celebrada pelo Padre Salathiel de Souza, membro da ACADIL.