Itu sedia primeiro encontro forâneo de formação para delegados paroquiais
Compartilhe

Na noite da última quinta-feira (18/07), aconteceu na Paróquia São Luís Gonzaga, em Itu, a primeira reunião de formação para os delegados paroquiais da Forania São Marcos, que compreende as paróquias de Salto e Itu. A reunião foi promovida pela Coordenação da Ação Evangelizadora da Diocese de Jundiaí e pela Comissão do Eixo de Sinodalidade, ambas coordenadas pelo padre Antonio Carlos dos Santos.

Os encontros formativos para delegados paroquiais têm por objetivo avaliar a caminhada pastoral da Diocese de Jundiaí no sentido sinodal, ou seja, do processo de escuta, a fim de construir planos de ação mais eficazes para as exigências pastorais atuais.

Serão realizados três encontros formativos em cada uma das cinco Foranias, sendo que os primeiros encontros nas demais Foranias devem ocorrer até o início de agosto.

Forania e Sinodalidade

Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano, instituiu no início de 2024 uma nova estrutura pastoral com a readequação das 11 Regiões Pastorais e criação de cinco Foranias: São Mateus, São Marcos, São Lucas, São João e São Paulo Apóstolo. As paróquias de Itu e Salto (Regiões Pastorais 7 e 8, respectivamente) compreendem a Forania São Marcos.

Nas palavras de Dom Arnaldo, “a ideia é facilitar a governança da nossa Diocese, numa perspectiva de maior diálogo, participação e comunhão”. A nova estrutura, que tem como base o Direito Canônico e foi implantada em caráter experimental, tem como propósito dinamizar a vida pastoral e administrativa diocesana, o acompanhamento aos clérigos e favorecer a melhoria da qualidade no cuidado ao Povo de Deus nas comunidades paroquiais.

Lançada em maio deste ano, a “Carta Pastoral a todo Povo de Deus da Diocese de Jundiaí: Sinodalidade, Formação e Comunicação” norteará a vida da Diocese de Jundiaí pelos próximos seis anos, promovendo um compromisso renovado com a fé, a comunidade e a missão eclesial. Estruturada em três eixos principais (Sinodalidade, Formação e Comunicação), cada um deles desempenha um papel crucial no fortalecimento da vida comunitária e espiritual da Diocese.

O eixo Sinodalidade enfatiza a importância da caminhada conjunta na fé, promovendo a participação ativa de todos os membros da Igreja diocesana. A sinodalidade busca construir uma Igreja mais inclusiva e colaborativa, onde o diálogo e a partilha de experiências são fundamentais para a tomada de decisões e a vivência da fé. (Fonte: Site Diocese de Jundiaí)

Abaixo, imagens da reunião. (Fotos: Carlos A. / PASCOM PSLG)