Arquidiocese de Sorocaba celebra 100 anos
A missa em ação de graças pelo Centenário da Arquidiocese de Sorocaba lotou a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, na manhã da última quinta-feira (04/07).
A Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, contou com os concelebrantes Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Emérito, e os bispos das dioceses de Santos, Itapetininga, Itapeva, Jundiaí, Registro, São Paulo, Ourinhos e Ponta de Pedras, no arquipélago de Marajó, além de padres, diáconos , religiosos, seminaristas e leigos e leigas. Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo diocesano de Jundiaí, esteve presente.
Na homilia, Dom Julio ressaltou a importância de cada um assumir o compromisso com Cristo e com a Igreja. “O nosso Senhor é a videira e quem produz frutos, Cristo faz com que produza ainda mais, pois as nossas obras são de Cristo”, refletiu Dom Julio.
Ao celebrarmos os cem anos da Arquidiocese de Sorocaba, recordamos a celebração dos sacramentos, a pregação da palavra de Deus, a evangelização, a formação da pessoa e da família para a vida cristã e para a sociedade, o cuidado com os carentes e marginalizados, a presença da Igreja junto aos sofridos e aos esquecidos. Celebramos um século promovendo a vida e a dignidade humana para este mundo e para a eternidade. Celebramos uma história que foi sendo construída com a força e a graça do Santo Espírito, que ‘faz nova todas as coisas’ e pelo qual cada um de nós, juntos, também podemos expressar: ‘Até aqui nos socorreu o Senhor!’.
Ao final da celebração, que contou com transmissão ao vivo pela TV Aparecida, Dom Julio e Padre Tadeu Rocha Moraes, pároco da Catedral, inauguraram a placa celebrativa ao centenário que ocupa lugar de destaque no altar da Catedral.
(Fonte: Site Arquidiocese de Sorocaba / Texto: Daniela Mendes – Pascom Arquidiocese de Sorocaba / Fotos: Cícero Souza – Pascom Arquidiocese de Sorocaba)