Como foi a Semana Santa – Par. São João Batista
Compartilhe

Domingo de Ramos da Paixão do Senhor – 23 e 24/03/2024

As celebrações de Ramos foram realizadas na Paróquia São João Batista no sábado (23) e no domingo (24), quando a chuva acabou atrapalhando um pouco a bênção e a procissão de Ramos, em frente à Igreja Matriz. Munidos de guarda-chuvas e sombrinhas, os fiéis realizaram a Procissão de Ramos (foto) e depois participaram da missa. (Foto: PASCOM PSJB)

 

As 7 Dores de Nossa Senhora – 25/03/2024

Na segunda-feira (25), a Paróquia São João Batista celebrou “As Sete Dores de Nossa Senhora”, em cerimônia presidida pelo padre Elias Pavan. Um grande castiçal colocado próximo ao altar teve suas velas acesas a cada reflexão. Entre elas, a profecia de Simeão sobre Jesus, a perseguição de Herodes e a fuga da Sagrada Família para o Egito. (Foto: PASCOM PSJB)

 

As 7 últimas palavras de Jesus – 26/03/2024

Na terça-feira (26), a Paróquia São João Batista realizou o “Sermão das Sete Últimas Palavras de Cristo”, conduzido pelo padre Diego. Entre as reflexões, os sentimentos de sede e abandono de Jesus e a entrega de sua vida ao Pai. Na celebração, sete velas foram sendo apagadas a cada frase de Jesus, lembrando o fim de sua vida. (Foto: PASCOM PSJB)

 

Terço Luminoso – 27/03/2024

Na quarta-feira (27), a Paróquia São João Batista realizou o Terço Luminoso, com a participação das crianças da Catequese, que conduziram as orações e as reflexões dos Mistérios Dolorosos. Com a igreja às escuras, uma vela acesa foi sendo colocada a cada oração realizada, gradativamente compondo o terço iluminado no chão próximo ao altar. (Foto: PASCOM PSJB)

 

Ceia do Senhor – Quinta-feira Santa – 28/03/2024

Na Celebração da Ceia do Senhor na Igreja Matriz São João Batista, padre Diego segura as hóstias consagradas durante a missa, enquanto o altar tem sua toalha retirada. Não haverá mais consagração eucarística até a noite de sábado. Jesus será transportado para outro local. A Igreja entra em um estado de silêncio e espera. Os fiéis revivem, junto com Jesus, os momentos de angústia por sua prisão, condenação, flagelo e morte. (Foto: PASCOM PSJB)

 

Ofício de Trevas – Sexta-feira Santa – 29/03/2024

Entre as demais cerimônias realizadas na Sexta-Feira Santa, o Ofício de Trevas aconteceu durante a madrugada, na Igreja Matriz São João Batista. Um candelabro tem suas velas apagadas uma a uma, acompanhando as leituras e orações. A escuridão no interior da igreja representa as trevas em que o mundo se encontra com a morte de Jesus. (Foto: PASCOM PSJB)

 

Paixão do Senhor – Sexta-feira Santa – 29/03/2024

Ao se aproximarem do crucifixo, os fiéis da Paróquia São João Batista expressam seu respeito ao sofrimento e à morte de Jesus na cruz, durante a Celebração da Paixão do Senhor. Ajoelhando-se, beijando o crucifixo e rezando, cada um aproveita o momento para refletir sobre a entrega total de Jesus, o Filho de Deus, por amor a todas as pessoas. (Foto: PASCOM PSJB)

 

Via Sacra nas ruas – Sexta-feira Santa – 29/03/2024

Na Paróquia São João Batista, a Via Sacra aconteceu na Sexta-feira Santa (29), nas ruas em torno da Igreja Matriz, fazendo as paradas de cada estação em frente às residências dos paroquianos. Jovens da paróquia encenaram os passos de Jesus a caminho do Calvário, ajudando os fiéis a sentirem de forma mais vívida os sofrimentos pelos quais passou o Filho de Deus. (Foto: PASCOM PSJB)

 

Vigília Pascal – Sábado Santo – 30/03/2024

“Cristo ontem e hoje, Princípio e Fim, Alfa e Ômega. Dele é o tempo e a eternidade. A Ele a glória e o poder. Pelos séculos dos séculos. Amém”. Essas são as palavras proferidas pelo celebrante enquanto faz as inscrições no Círio Pascal, como fez padre Diego, na entrada da Igreja Matriz São João Batista. (Foto: PASCOM PSJB)

 

Ressurreição do Senhor – Domingo de Páscoa – 31/03/2024

As crianças tiveram uma participação especial na Missa de Páscoa da Igreja Matriz São João Batista. Elas foram chamadas para perto do altar e rezaram o Pai Nosso junto com o celebrante, o pároco, padre Diego. As crianças são o futuro e a esperança da Igreja e da sociedade, e são “pequeninos” de Deus. (Foto: PASCOM PSJB)

 

Veja também:

Como foi a Semana Santa – cerimônias:

Como foi a Semana Santa – paróquias: