Ceia do Senhor – Quinta-feira Santa
Compartilhe

O Tríduo Pascal – período final da Semana Santa – teve início na Quinta-feira (28/03), com a Missa da Ceia do Senhor, que relembra a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Nela, Jesus realiza o lava-pés, gesto de humildade e de amor por toda a humanidade. Pediu também que a mesma ceia fosse celebrada em memória dele pelos discípulos, após sua morte, instituindo assim a Eucaristia e o Sacerdócio.

Após a celebração, o Santíssimo Sacramento é transladado para um local especial, tendo início a Vigília Eucarística, pela qual os fiéis puderam acompanhar com nossas orações a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras, sua prisão e seu flagelo.

A Vigília prosseguiu até o início da tarde da sexta-feira.

 

A Paróquia São Luís Gonzaga reuniu um grande número de fiéis no Colégio Divino Salvador para a Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa (28). Presidida pelo pároco, padre João Renan, e concelebrada pelo padre Sonsini, a celebração relembrou a última ceia de Jesus com seus discípulos, na qual ele partilha o pão e o vinho. (Foto: PASCOM PSLG)

 

O lava-pés relembra o gesto feito por Jesus fez na última ceia, lavando os pés de cada um dos discípulos. Com esse gesto, Jesus quis demonstrar seu amor a cada um de nós. Na Paróquia São Camilo de Léllis, alguns fiéis presentes na Missa da Ceia do Senhor tiveram seus pés lavados pelo padre José Paulo, acompanhado pelo diácono João Preto. (Foto: PASCOM PSCL)

 

Na Comunidade Santa Isabel, da Paróquia Sagrada Família, algumas crianças foram escolhidas para representar os apóstolos na liturgia do Lava-pés. O pároco, padre Enéas, lavou, secou e beijou os pés das crianças, repetindo o gesto de Jesus, que mostra a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem. (Foto: PASCOM PSF)

 

Na Igreja Matriz Senhor do Horto e São Lázaro, a cerimônia da Ceia do Senhor foi presidida pelo pároco, padre Fernando. Ao colocar-se de joelhos em frente a um grupo de jovens da paróquia para o lava-pés, o sacerdote realiza o mesmo gesto de Jesus, mostrando que “quem quiser ser grande, deve se tornar o servidor de todos” (cf. Mt 20,27). (Foto: PASCOM PSHSL)

 

Na Igreja Matriz São Judas Tadeu, a Missa da Ceia do Senhor foi presidida pelo padre Matheus, que realizou o lava-pés com alguns fiéis presentes. O sacerdote imita o gesto de Jesus, não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez o próprio Jesus. (Foto: PASCOM PSJT)

 

O lava-pés na Igreja Matriz São Cristóvão contou com a participação de pessoas de diversas origens, idades e classes sociais, com um olhar especial para os grupos que são discriminados na sociedade. A escolha foi um gesto alusivo à Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”, que pede que acolhamos com amor aqueles que são os mais esquecidos. (Foto: Toninho e Vera Fotógrafos)

 

Na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, uma mesa com 13 bancos, preparada para a ceia com pão e vinho, foi colocada em frente ao altar, lembrando a última ceia de Jesus com seus discípulos. Padre Ton consagrou um número maior de hóstias para serem distribuídas também na celebração da Sexta-feira Santa, quando não há missa. (Foto: Dirce Silva / PASCOM PNSA)

 

Na Celebração da Ceia do Senhor na Igreja Matriz São João Batista, padre Diego segura as hóstias consagradas durante a missa, enquanto o altar tem sua toalha retirada. Não haverá mais consagração eucarística até a noite de sábado. Jesus será transportado para outro local. A Igreja entra em um estado de silêncio e espera. Os fiéis revivem, junto com Jesus, os momentos de angústia por sua prisão, condenação, flagelo e morte. (Foto: PASCOM PSJB)

 

Ao final da celebração, as hóstias consagradas na Ceia do Senhor são levadas para um local reservado, onde acontece a Vigília Eucarística. Na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, uma procissão conduziu o Santíssimo Sacramento da Igreja Matriz até a igreja Bom Jesus, onde os fiéis puderam fazer seus momentos de oração e adoração. (Foto: PASCOM PNSC)

 

Veja também:

Como foi a Semana Santa – cerimônias:

Como foi a Semana Santa – paróquias: