2º Domingo do Advento
Compartilhe

“Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”

Diác.João Preto
Paróquia São Camilo de Lellis

Evangelho ( (Mc 1,1-8)

 

Finalmente chegou o “kairos”, o tempo de salvação para a humanidade!
Como diz de fato a sagrada escritura: “Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu próprio filho para a salvação de todos.” Obra admirável do amor de Deus, que não abandona os homens pecadores, mas faz de tudo para que se convertam e voltem à antiga amizade e intimidade.
Este “caminho de volta” da humanidade pecadora foi preparado por um espaço de tempo, muito grande, mas finalmente nestes últimos tempos realizou-se.
O Advento é justamente, em poucos domingos, aquilo que foi acontecendo durante séculos.
E Deus enviou para nós um homem extraordinário a fim de preparar a chegada do Messias tão esperado: João Batista e sua gigantesca figura domina o cenário deste tempo do Advento; trata-se de um homem preparado por Deus, penitente, que criou-se na aspereza e solidão do deserto, e na hora certa foi chamado por Deus para realizar sua prodigiosa missão. Ele preparou os homens e mulheres de seu tempo para acolher cordialmente o Messias, o salvador.
Missão difícil a de João Batista: “é importante que eu diminua para que o outro cresça”… sua pregação é valente, destemida e enérgica.
Antigamente as multidões o procuram para ouvir sua “terrível” palavra mas o que mais atrai as pessoas é a figura penitente e exemplar do pregador: Ele vive o que fala.
Em todas as suas palavras, quer uma coisa só: a conversão, quer uma mudança radical de mentalidade e de vida!
Quer que as pessoas vivam a própria vocação na justiça, como é o desejo de Deus!
Este segundo domingo do tempo do Advento nos convida como batizados na água e na Santíssima Trindade, a viver radicalmente à nossa vida. Vocação cristã.
Para que isso aconteça devemos converter-nos todos os dias. e um dos primeiros passos na caminhada de conversão e limpar a área dos entulhos que são pecados.
Assim preparemos o caminho do Senhor Jesus não só para nós, mas para todos os nossos irmãos de fé.