Uma história de muitos séculos
Compartilhe

O primeiro presépio mecanizado que se tem notícia foi realizado pelo alemão Hans Schlottheim, joalheiro e relojoeiro da Baviera, que em 1588 construiu, para o Príncipe Cristiano da Saxônia, uma cena da Natividade em que os pastores e os Magos se movimentavam até chegar em frente ao Menino Jesus e o reverenciavam ao som de músicas natalinas, enquanto três anjos desciam acima de uma nuvem e o Pai Eterno surgia em uma esfera suspensa.

No século XVIII, o presépio animado mecanicamente começou a se difundir de maneira mais intensa pela Europa, com os personagens homenageando o Menino Jesus e também muitas cenas da vida cotidiana.

No Brasil, não há registros sobre a construção dos primeiros presépios mecanizados. Considerado o mais antigo ainda em atividade, o presépio construído pela família Curcio, de Rio Claro/SP, teve início em 1906 e está em exposição desde então, tendo percorrido mais de trinta cidades de três estados, com a estimativa de dois milhões de visitantes. Atualmente, descendentes da família mantém presépios mecanizados em Limeira (foto em destaque) e Campinas.

(Foto: Jornal Pires Rural)