Missionário no Norte do Brasil

A partir de 1889, além da direção do Apostolado da Oração na diocese de São Paulo e das missões populares em Minas Gerais, o padre Taddei iniciou uma série de visitas aos Estados do Norte e Nordeste, sobretudo Pará, Bahia, Pernambuco e Paraíba.

Foram peregrinações difíceis para um homem na casa dos cinquenta anos, desacostumado ao calor da região, dado a jejuns e mortificações, que dedicava quase todo tempo ao atendimento espiritual e às pregações. Geralmente as viagens eram de três a quatro meses. Da primeira temos o relato do Padre Mantero, em carta aos superiores: “O Pe. Taddei (…) partiu no mês de outubro em demanda do Pará, para dar os Exercícios às [Irmãs] Doroteias, que desde dois anos pediam para este fim um padre da Companhia. Na viagem parou na Bahia para dar os Exercícios a um mosteiro de freiras, ali fundado quando florescia naqueles lugares a nossa Companhia, e visitou aquele centro do Apostolado da Oração. (…) Deveu sofrer muito com os grandes calores do Pará, mas não lhe tiraram o ânimo para o trabalho, o qual fez grande, porque todos os bons queriam aproveitar-se da obra dele no pouco tempo que podia parar naquela capital. Deu duas vezes os Exercícios a educandas de freiras, um retiro a um asilo de órfãs, pregou um tríduo muito concorrido para a festa da Imaculada Conceição, fez várias exortações de ocasião em várias igrejas ou estabelecimentos, de sorte que, em alguns lugares, deveu pregar quatro ou cinco vezes por dia. O restante do tempo o empregava no confessionário ou em visitar doentes. (…) Partiu do Pará o Pe. Taddei no fim de dezembro, e veio parar em Pernambuco, onde deu os Exercícios Espirituais às alunas das Doroteias, e proveitosamente empregou a sua obra em retiros, prédicas, exortações, por vários lugares.”

Nos anos seguintes, sempre empreendia visitas às dioceses daquela região. Em 1893 e 1895 esteve na Paraíba, deixando marcas profundas nas comunidades, como relata o jornal “Era Nova”, de Recife: “A este eclesiástico, cuja palavra fácil e convicta fez atrair grande acorrência de povo, têm-se confessado mais de 2 mil pessoas, sucedendo todos os dias ele almoçar e jantar na mesma Catedral, para dar vencimento aos fiéis que o procuram.”

Importante relato nos vem do Arcebispo da Paraíba, Dom Moisés Coelho, que em 1937, nas celebrações do centenário de nascimento de Taddei, escrevia sobre a impressão que, na juventude, tivera do jesuíta: “Foi o primeiro sacerdote que vi pregando retiro ao clero por estas plagas. Foi o que mais me impressionou, quando, ainda seminarista, lhe ouvi as práticas, por ocasião do retiro espiritual, não exagerando, se disser que esse santo sacerdote contribuiu não pouco para a decisão e firmeza de minha resolução à vocação divina ao sacerdócio.”

Em cada lugar incentivava obras sociais, reformas de igrejas e construção de centros comunitários, asilos e hospitais; mas também fundava centros do Apostolado da Oração, verdadeiro apóstolo do Coração de Jesus!

Luís Roberto de Francisco
Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux”