Igreja no Brasil realiza Coleta da Solidariedade neste final de semana
Compartilhe

Nas celebrações do Domingo de Ramos, acontece a Coleta Nacional da Solidariedade, que é o gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Neste sábado (12) e domingo (13), nas missas e celebrações da Igreja em todo o país, os fiéis têm a oportunidade de exercer a caridade e vivenciar concretamente aquilo que pede o tempo quaresmal.

Aprovada pelos bispos do Brasil desde 1964, a Coleta da Solidariedade é a tradução da caridade na quaresma por meio do gesto concreto de doações dos fiéis, em cada comunidade e paróquia. É organizada e gerida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1998.

Os recursos arrecadados integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que têm o papel de apoiar iniciativas que promovem a vida e a caridade em todo país. Do total arrecadado, 60% ficam na própria diocese e é gerido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.

Mais de 200 projetos apoiados em 2024

A cada ano, a CNBB relaciona os projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade ao tema da Campanha da Fraternidade. Em 2024, tendo a campanha refletido sobre o tema “Fraternidade e Amizade Social”, o objetivo foi selecionar e apoiar projetos que contribuam para “despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos” (Objetivo Geral da CF 2024).

Ao longo de 2024, foram cadastrados 677 projetos no site do Fundo Nacional de Solidariedade para acessar recursos da Coleta Nacional de Solidariedade. Após o processo de triagem do Departamento Social da CNBB – fase na qual se identifica problemas como conformidade com o edital e a documentação do projeto – o Conselho Gestor do FNS, em suas três reuniões realizadas ao longo do ano, analisou 324 projetos. Desses, 238 projetos foram aprovados para receber os recursos, num total de R$ 6.551.121,54.

Para saber mais quais projetos foram apoiados e a quantidade de recursos para cada um, basta entrar no site do Fundo Nacional de Solidariedade.

Consolidação e crescimento

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, que preside o Conselho do FNS, destacou uma percepção do Conselho Gestor: “Os projetos estão vindo, cada vez mais, de lugares diferentes e instituições diferentes”, comemora.

Segundo o secretário-geral, isto mostra uma amplitude da consciência do Fundo Nacional de Solidariedade e a importância da organização de grupos em torno de projetos sociais que tem a ver com o tema da Campanha da Fraternidade.

“É uma grande alegria. Para nós, isto mostra o quanto a Campanha da Fraternidade vem crescendo e o quanto a consciência do Fundo Nacional de Solidariedade está trazendo para as comunidades e dioceses e regionais um maior envolvimento e compromisso com este grande projeto”, disse.

(Fonte: Portal CNBB)

Veja também: