JMJ 2023: símbolos revelam o rosto jovem da Igreja

Desde o dia 2 de julho que peregrinam pela diocese de Lamego, em Portugal, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Têm sido muitas as iniciativas para que a peregrinação da cruz e do ícone mariano dure 24 horas durante a sua passagem – informa o site oficial da JMJ Lisboa 2023.
À reportagem da Agência Ecclesia, o jovem Tiago Torres falou da colaboração entre as paróquias da Sé e de Almacave, a propósito da peregrinação dos símbolos da JMJ na diocese de Lamego:
“Lamego é uma cidade que não tem uma moldura jovem assim tão grande, mas tem alguma gente que se mexe bem e que trabalha bem. Mas neste caminho para a Jornada fazia sentido que se trabalhasse como um e é isso que está a acontecer. Os jovens das duas paróquias têm trabalhado em conjunto e têm preparado este caminho. Agora com a receção dos símbolos notou-se muito isso. E acredito que este trabalho que está a fazer vai dar fruto na caminhada até ao próximo ano”. (…) “Queremos que os símbolos marquem a presença de facto deste rosto jovem da Igreja para mostrar a todas as terras da nossa diocese”.
Na diocese de Lamego há pessoas idosas que vivem isoladas. O jovem Tiago Torres assinalou a importância da oração destas pessoas afirmando que lhes levam “carinho e proximidade”:
“Eu não creio que essas pessoas precisem de ser evangelizadas. Acho que passarmos por lá vai ser um estímulo para nós. Primeiro para lhes mostrarmos o nosso carinho e proximidade, mas também para lhes pedirmos a sua oração. A oração daquelas pessoas tem um poder muito grande” – afirmou.
Entretanto, o padre Luís Rafael, responsável pela pastoral juvenil da diocese de Lamego, sublinhou à Agência Ecclesia o trabalho pastoral que tem sido feito com os mais jovens.
“As comunidades estão se organizando para isso. Os Comités Organizadores Paroquiais (COP) estão a trabalhar. São cerca de 80 na nossa diocese. Para a preparação desta peregrinação envolvemos todos os jovens com as ideias que eles queriam dar, com o plano que queriam fazer. Eles estão mobilizados para ir e para acolher os peregrinos nos “Dias das Dioceses”. E acredito que estão mobilizados, para quando a Jornada em Lisboa acabar, continuarem a levar este Jesus vivo”.
A Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora vão peregrinar na diocese de Lamego até ao dia 31 de julho.




