Dom Vicente estará com o Papa em Malta
Compartilhe

Neste sábado e domingo, dias 2 e 3 de abril, o Papa Francisco realiza a 36° Viagem Apostólica de seu Pontificado, à ilha de Malta. “Esta viagem será uma oportunidade de ir às fontes do anúncio do Evangelho, para conhecer pessoalmente uma comunidade cristã com uma história milenar e vivaz, para encontrar os habitantes de um país que está no centro do Mediterrâneo e no sul do continente europeu, hoje ainda mais comprometido em acolher tantos irmãos e irmãs em busca de refúgio”, disse Francisco. O bispo diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, está em Malta e acompanhará a visita do Papa com o clero local.

Programação oficial

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o programa oficial da 36ª viagem apostólica do Papa Francisco nos dias 2 e 3 de abril. No sábado, 2 de abril, o Papa partirá do Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino para Malta às 8h30 locais.

Chegará ao Aeroporto Internacional de Malta por volta das 10h e ali haverá a cerimônia de boas-vindas.
Às 10h50, Francisco fará a visita de cortesia ao presidente da República na “Ambassadors’ Chamber” do Palácio do Grão Mestre em La Valletta. Às 11h35, haverá o encontro com o primeiro-ministro na “Pages Chamber” do Palácio do Grão-Mestre em La Valletta. O encontro com as Autoridades e o Corpo Diplomático se realizará às 11h50, na “Grand Council Chamber” do Palácio do Grão-Mestre em La Valletta. Ali, o Santo Padre fará um discurso.

Às 15h50, o Papa partirá de Catamarã do Grande Porto de La Valletta para Gozo e chegará às 17h ao Porto de Mgarr. Às 17h30, haverá o encontro de oração no Santuário Nacional de “Ta’ Pinu”, em Gozo, onde o Santo Padre proferirá a homilia. Às 18h45, Francisco partirá de balsa do Porto de Mgarr para Malta e às 19h30, chegará ao Porto de Cirkewwa e depois irá para a Nunciatura Apostólica.

No domingo, 3 de abril, às 7h45, haverá o encontro privado com os membros da Companhia de Jesus na Nunciatura Apostólica em Rabat. Às 08h30, Papa Francisco visitará a gruta de São Paulo na Basílica de São Paulo em Rabat. Ali, o Papa fará uma oração. Às 10h15, o Papa presidirá a Santa Missa na Praça dos Celeiros em Floriana. Haverá a Homilia do Santo Padre. A seguir, o Pontífice rezará a oração do Angelus.

O Papa se encontrará com os migrantes no Centro para Migrantes “João XXIII Paece Lab”, em Hal Far, às 16h45. Ali, fará um discurso. Às 17h50, haverá a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Malta. Às 18h15, a partida de avião para Roma e a chegada às 19h40 ao Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino.

Dom Vicente em Malta

O Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, encontra-se na Ilha de Malta, sua terra natal, desde o dia 8 de março. Na visita, Dom Vicente se encontrou com os 13 sacerdotes locais que foram ordenados junto com ele em 7 de dezembro de 1972, pregou um retiro para o grupo e iniciou as comemorações pelos 50 anos de sua Ordenação Presbiteral com duas Missas, uma em Valeta, capital do país, e outra em Birkirkara, cidade natal de Dom Vicente. A viagem de Dom Vicente a Malta prosseguiu com visita a familiares e amigos. Neste final de semana, dias 2 e 3 de abril, Dom Vicente acompanhará, junto com o clero maltês, a visita do Papa Francisco ao país. 

 

Fontes: Vatican News / Site Diocese de Jundiaí