Compromisso missionário
Um sinal importante do compromisso missionário no Rio Grande do Sul (RS) é a consolidação e manutenção dos projetos de missão ad gentes em Moçambique e de Igrejas Irmãs na região amazônica pelas dioceses do Regional. “Cada Igreja particular, uma Igreja irmã; cada Regional, um projeto ad gentes para além-fronteiras”. O desafio é proposto à Igreja no Brasil pelo Programa Missionário Nacional (2019-2023) e chama todos à missão de concretizar uma Igreja em saída sinodal.
No Regional Sul 3 da CNBB, a missão ad gentes é prioridade desde 1994, quando a Igreja do Rio Grande do Sul assumiu o projeto Igrejas Solidárias com a Arquidiocese de Nampula, em Moçambique. Desde lá, há 28 anos o Regional envia missionários e mantém a missão que atualmente conta com quatro missionários que atendem duas paróquias, somando 150 comunidades, e desenvolvem projetos na área da educação com a comunidade local.
No âmbito das Igrejas Particulares, as arqui/dioceses do Estado têm assumido constantemente a provocação que chega também através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, buscando formas de concretizar cada vez mais o pilar da Missão em sua realidade e assumindo o chamado aos projetos de Igrejas Irmãs.
Fonte: Portal CNBB