Paróquias e comunidades celebram Mês do Rosário

Na Igreja Católica, o mês de outubro é tradicionalmente dedicado à oração do Rosário, devoção ligada à memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, celebrada no dia 7. Em Itu, paróquias e comunidades celebram a data com missas e jornadas de orações.
A origem da devoção ao Rosário remonta aos primeiros séculos do cristianismo, mas foi formalmente difundida por São Domingos de Gusmão, no século XIII, que, segundo a tradição, recebeu o Rosário da própria Virgem Maria. A Igreja Católica sempre viu o Rosário como uma arma poderosa contra o mal e uma fonte de graça para todos os que o rezam com fé.
Em seu formato atual, o Rosário consiste na recitação de cinco mistérios em cada conjunto, divididos entre Mistérios Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos. Ao recitar o Rosário, meditamos sobre os principais acontecimentos da vida de Jesus e de Maria, desde a Anunciação até a gloriosa Ressurreição e a coroação de Maria no céu. Trata-se de uma devoção mariana profundamente enraizada na história e na espiritualidade cristã, um caminho espiritual que nos leva a um encontro íntimo com Jesus, com Maria como nossa guia. (trechos do artigo de Dom Anuar Battisti, Arcebispo Emérito de Maringá/PR, disponível no Portal CNBB)
Na Igreja Matriz São José, haverá Jornada do Terço nesta terça (7), das 7h às 19h. Os fiéis são convidados a rezar o Terço por uma hora. Os organizadores pedem que os fiéis informem nomes e horários à Secretaria Paroquial.
Na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, na Vila da Paz, haverá missa na memória de Nossa Senhora do Rosário nesta terça-feira (7), às 19h30. De quarta (8) a sexta (10), haverá Tríduo, também às 19h30. No sábado (11), às 17h, haverá celebração pela Solenidade de Nossa Senhora Aparecida.
Na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Vale das Brisas, a missa em honra à padroeira será no sábado (11), às 17h.
Na Igreja Matriz Sagrada Família e Santa Isabel, a Jornada do Rosário acontecerá no próximo dia 17, a partir das 8h, com Adoração do Santíssimo Sacramento. Os fiéis devem entrar em contato com a Secretaria Paroquial para marcar seu horário de adoração. Haverá atendimento de confissões das 10h às 22h.