12º Domingo do Tempo Comum
Compartilhe

Diác. Reginaldo de Castro
Paróquia Sagrada Família

“E vós, quem dizeis que eu sou?”

Evangelho (Lc 9,18-24)

O sofrimento está presente em toda parte. Nem sempre entendemos o seu valor em nossa vida. Não é fácil entendermos o sentido do sofrimento também na vida de Jesus. Os discípulos também tiveram esta dificuldade. Qual o sentido do sofrimento?

Os discípulos, mesmo convivendo com Jesus, não haviam descoberto por completo que Ele devia passar pelo sofrimento, ser rejeitado, morto e que devia ressuscitar no terceiro dia. Jesus prepara os seus discípulos aos poucos.
Hoje aconteceu o momento de declarar por completo o “segredo”: vai passar pela cruz!

E propõe um caminho para quem deseja segui-lo:
– Negue-se a si mesmo
– Tome a sua cruz
– E siga-me!

A cruz está presente na vida do cristão. A vida no seu todo é uma cruz. O que não podemos evitar é uma cruz. O sinal da nossa fidelidade a Jesus passa pela cruz. A cruz é o preço do nosso seguimento a Jesus.
Há dias em que a cruz fica mais pesada. Em outros dias o seu peso é leve. Mas não vivemos sem cruz. Só através dela chegaremos a cumprir nossa missão.

A ressurreição passa pela cruz. Seguir Jesus é aceitar sua cruz.

Os leigos engajados, os casais comprometidos, os jovens vocacionados, os consagrados que vivem em profundidade sua fé sabem o quanto custa seguir Jesus e carregar sua cruz.

Carregar a cruz é unir-se a todos que estão lutando para formar verdadeiras comunidades de fé.

Jesus nos diz que para segui-lo temos que carregar nossa cruz: não fugir da própria vida, assumir pra valer a fé, comprometer-se com o Evangelho, unir-se a Cristo e mostra-lo vivo aos irmãos.

Jesus nos convida para segui-lo. Não só pronunciando o Seu nome, lendo o Seu Evangelho, carregando o Seu Crucifixo, falando Dele aos outros.

Seguir Jesus é assumir Sua Cruz, é fazer o que Ele fez, é viver como Ele viveu no dia a dia.

Veja que Jesus é sábio ao pedir que a cruz seja assumida diariamente, para que o desejo de estar com Ele seja também novo a cada dia.

Se quisermos seguir o Cristo de Deus, temos de com Ele subir ao Calvário e só então seremos Ressuscitados. Amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!