Dom Arnaldo anuncia criação de Área Pastoral Missionária em Pirapora
Compartilhe

O bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, anunciou na última sexta-feira (15/08) a criação da Área Pastoral Missionária Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Será a “semente” de uma nova paróquia na Diocese de Jundiaí.

(Imagem em destaque: Exercendo sua ação missionária, a Igreja abre espaços para a criação de novas paróquias e comunidades. / CNBB – cartaz da Campanha Missionária 2024)

O anúncio aconteceu ao final da solenidade de Nossa Senhora do Desterro, Padroeira da Diocese de Jundiaí, celebrada na Catedral de Jundiaí, juntamente com transferências, nomeações e concessões de emeritude a padres que atuam no território diocesano. Conforme o Comunicado Oficial, as mudanças visam “atender às necessidades pastorais e missionárias, fortalecendo a presença da Igreja junto às comunidades”.

A Área Pastoral Missionária Nossa Senhora Aparecida, criada na cidade de Pirapora do Bom Jesus, abrange a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Payol 1, e a Comunidade Santo Antônio, no bairro Bandeirantes, desmembradas da Paróquia do Senhor Bom Jesus – Santuário Diocesano. Padre Jean Carlo dos Santos Cambuim foi nomeado administrador da Área Pastoral Missionária.

Uma paróquia em formação

Uma Área Missionária é uma comunidade católica que ainda não é uma paróquia, mas está em processo de crescimento para se tornar uma. É uma forma de plantar uma semente da Igreja. Ela recebe uma atenção especial por estar localizada em um território como muitos moradores, com a presença católica ainda se estruturando, com recursos e atividades pastorais limitadas.

Na prática, uma Área Missionária é como uma “paróquia em formação”, onde se criam novas comunidades e se prepara o terreno para que, no futuro, ela seja oficialmente reconhecida como paróquia. (Fonte: Facebook Diocese de Jundiaí)