Jubileu do Mundo da Saúde é realizado em Itu

A solenidade do Jubileu do Mundo da Saúde foi realizada com apoio da Prefeitura, no último domingo (13/07), no auditório do Paço Municipal. No Ano Santo do Jubileu 2025 – “Peregrinos de Esperança”, a Diocese de Jundiaí promove o Jubileu do Mundo da Saúde com o objetivo de promover e integrar os profissionais da área da saúde e as coordenações e agentes da Pastoral da Saúde das Comunidades das Paróquias da Igreja Católica Apostólica Romana instaladas no território diocesano.
O prefeito Herculano, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu, Rita Passos, o presidente do Legislativo ituano, Neto Beluci, o aspirante a Oficial Médico do Exército, João Pedro Magro Pierin, que na oportunidade representou o comandante do Quartel de Itu, Tenente Coronel Marcelus Armindo Ribeiro Nogueira, o secretário municipal de Saúde, Tiago Texera, o diretor do Departamento Regional da Saúde de Sorocaba, Dr. Carlos Eduardo Ribeiro de Moura, o Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, o vigário Foraneo da Diocese de Jundiaí, Padre Robinson Adolfo Veronezze, o coordenador da Pastoral da Saúde do Estado de São Paulo, Daniel Burato, o médico e cirurgião dentista, Dr. Fábio Savoy, e o fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Fisioterapia, especialista em terapia intensiva, Dr. Juliano Ferreira Arcuri, participaram do evento.
A exposição de relíquia de primeiro grau de São Camilo de Lellis foi um dos muitos momentos emocionantes da solenidade do Jubileu do Mundo da Saúde. A relíquia é um fragmento do calcanhar chagado de São Camilo que se encontra em poder da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo, que possui certificado de autenticidade.
Durante o evento a técnica de enfermagem Maria Nogueira dos Santos, que há 33 anos trabalha como servidora pública municipal em Itu, sendo que desse tempo 25 anos são dedicados ao Nana Nenê (Centro Integrado de Assistência à Gestante, Puérpera e Criança), foi homenageada e representou todos os profissionais que atuam na saúde pública.
Ao longo da solenidade foram ministradas palestras pelo diretor do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, Carlos Eduardo Ribeiro de Moura, com o tema “A importância da Pastoral da Saúde no SUS (Sistema Único de Saúde)”, pelo médico Dr. Fábio Savoy sobre “A importância da religiosidade na recuperação do paciente internado”, e pelo Professor Doutor Juliano Ferreira Arcuri sobre “Sofrimento religioso, espiritual e existencial em pacientes enfrentando o fim de vida”.
Também estiveram presentes a vereadora Elaine do Posto, a chefe de Gabinete do Prefeito, Rosemary Veronezze, os secretários municipais Camila Marchi (Serviços Urbanos e Rurais), Daniel Alcântara (Comunicação Social), Fernando Mendes (Regional do Pirapitingui), o assessor diocesano da Pastoral Carcerária, padre Clóvis Fontenla, o padre Donizetti Zanello da Pastoral Hospitalar, e o pároco da Paróquia de São Luís Gonzaga, padre João Renan Paisca Bersan.
Na sequência à solenidade realizada na Prefeitura, ocorreu a peregrinação a pé com passagem pela Unidade Básica de Saúde “Maria de Lourdes Pinheiro Passos” – UBS 09, situada na Rua Juvenal Emanoelli, s/n, São Luiz, local que simbolizou toda a rede de saúde durante a benção.
Os peregrinos seguiram, então, até a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga Itu, no bairro São Luiz, onde o Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo celebrou missa festiva.