21º Domingo do  Tempo Comum
Compartilhe

Diác. Francisco Moraes
Paróquia Nossa Senhora
da Candelária

“A quem iremos Senhor?  Tu tens palavra de vida eterna.”

Evangelho ( Jo 6,60-69)

O Evangelho de João, colocado logo após o discurso sobre o pão da vida, ressalta a adesão dos discípulos à Boa Nova de Jesus. Crer que Jesus é o Pão e Palavra que oferece a vida eterna e que n´Ele reside todo o poder vindo do Pai significa reconhecer sua ação eficaz na comunidade como Ressuscitado. Muitos seguidores abandonam Jesus, pois esperravam um messias libertador para restaurar a glória de Israel prometida pelos profetas.
Muitos discípulos ouviram a mensagem de Jesus, mas não compreenderam sua revelação. “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” Quem poderá crer diante do escândalo da cruz? Jesus se oferece como pão para a vida da humanidade, através da sua entrega total na cruz.
Jesus voltou-se para o grupo mais próximo de seguidores representados pelos Doze e perguntou: “Vós também quereis ir embora?” Pedro em nome dos discípulos, professa a fé em Jesus: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus.” A proclamação de Jesus como o Santo de Deus nos mostra que Cristo sinifica ungido, consagrado. Pedro testemunha a adesão da comunidade a Cristo, que manifesta a salvação, as palavras de vida eterna.
Meus irmãos, encontramo-nos sempre diante de escolhas na vida. Sejam coisas simples, como escolher uma roupa, uma refeição ou um lugar para ir.
Qualquer que seja a opção, é preciso ponderar, refletir, discernir e optar pelo melhor. Josué (1ª. leitura) propõe a fé em Deus em oposição à busca dos deuses dos outros povos. A carta aos Efésios (2a. leitura) apresenta o amor de Cristo pela Igreja como modelo de amor entre os esposos. E no Evangelho, Jesus proporciona a seus seguidores a oportunidade de um discernimento: seguir suas palavras duras ou abandonar essa proposta. Hoje somos confrontados. Que escolhas precisamos fazer na vida? A liturgia propõe como critério a vontade do Senhor, seu amor, suas palavras de vida eterna.
“A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” Muitos ainda tentam “adocicar” as Palavras do Evangelho, para torna-la mais atraente, pois acham difíceis de ser “digeridas”.
Quem não quer compromisso com o projeto de Jesus acaba por seguir outro caminho. No caminho de seguimento do Senhor, são muitas as tentações de voltar atrás. Hoje, nós, discípulos e discipulas de Jesus, renovamos nossa fé n´Ele, assumindo o caminho da cruz. Que jamais percamos o encanto por Jesus, o Santo de Deus, aquele que tem palavra de vida eterna.
Qual a sua escolha?

Deus abençoe
a todos!