Paróquias celebram o Dia do Padre
Comunidades e paróquias de Itu cumprimentaram seus padres no último domingo (04/08), dia dedicado a São João Maria Vianney, “patrono dos sacerdotes”, e no qual se celebra o Dia do Padre. Por sua vida dedicada ao sacerdócio, o santo tornou-se modelo para todos que desejam seguir a vocação sacerdotal.
(Foto em destaque: Padre Wagner recebeu homenagem das crianças da Pré-Catequese da Paróquia Aparecida. / Dirce Silva – PASCOM PNSA)
São João Maria Vianney nasceu no ano de 1786, em Dardilly, França. Seus pais, Mateus e Maria, tiveram sete filhos; ele foi o quarto. Desde a infância, ele dizia que queria ser sacerdote. Ele enfrentou a resistência do pai para seguir a vida religiosa, mas, com a ajuda do pároco, aos vinte anos de idade, ele foi para o Seminário de Écully. No local, ele encontrou dificuldades por causa de sua falta de instrução. Os professores e superiores o consideravam um rude camponês que não conseguia acompanhar os estudos, principalmente, filosofia e teologia.
Em 1815, João Maria Batista Vianney foi ordenado sacerdote, porém, com um impedimento: não poderia ser confessor, já que não era considerado capaz de guiar consciências. Três anos depois, conseguiu a liberação para exercer o apostolado plenamente. Então, foi designado vigário geral na cidade de Ars-sur-Formans, conhecida pelos vícios, bebedeiras, bailes, trabalhos aos domingos e blasfêmias. Contudo, ele reverteu essa triste realidade após treze anos de exemplo, caridade, piedade e perseverança. A igreja ficava lotada e todos queriam confessar-se.
A fama de santidade de João Maria Batista Vianney percorreu toda a Europa. Muitas pessoas iam até a paróquia de Ars para ver o padre e para confessar-se com ele. A sua vida sacerdotal durou 40 anos. Ele morreu em 1859, com 73 anos.
João Maria Batista Vianney foi canonizado pelo Papa Pio XI, em 1925, mas já era venerado como santo. Foi proclamado padroeiro dos sacerdotes, e no dia de sua festa – 4 de agosto – passou a ser celebrado o Dia do Padre. (com informações do Portal Canção Nova)
Homenagens
Nas missas celebradas no final de semana nas paróquias de Itu, foi celebrada a memória de São João Maria Vianney, com orações pelos sacerdotes e suas vocações. Em seguida, os padres foram cumprimentados e homenageados pelos fiéis pelo Dia do Padre.
Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o vigário paroquial, padre Wagner F. Pereira, recebeu o carinho das crianças da Pré-Catequese, que produziram desenhos e mensagens alusivos ao Dia do Padre. Veja matéria completa neste link.
Na Paróquia São José, também foram as crianças que conduziram as homenagens ao padre Juverci. Carregando bexigas e a imagem de São João Maria Vianney, as crianças entregaram desenhos e cartas ao padre. Veja matéria completa neste link.
Na Paróquia São Judas Tadeu, o Dia do Padre foi comemorado com missa, presidida pelo padre Matheus, seguida de uma confraternização no Salão Paroquial, na qual os paroquianos puderam parabenizar o sacerdote. Veja matéria completa neste link.
Na Paróquia São Luís Gonzaga, a comunidade realizou uma dupla comemoração: além do Dia do Padre, os paroquianos comemoraram também os 5 anos de ordenação sacerdotal de padre João Renan, com direto a bolo e “parabéns a você”. Veja matéria completa neste link.