Diocese de Jundiaí lança Curso Preparatório para o Jubileu 2025
Atendendo ao pedido do Papa Francisco para que os católicos de todas as partes do mundo preparem-se para bem viver o Jubileu 2025, a Diocese de Jundiaí lança o curso de aprofundamento das Constituições Dogmáticas do Concílio Vaticano II.
Com início previsto para agosto de 2024, e com duração de 4 meses, o curso será ministrado semanalmente, de forma on-line, pelo professor Fernando Bête, Teólogo e Chanceler do Tribunal Eclesiástico de Jundiaí.
Esta será a oportunidade perfeita para que os fiéis de toda a diocese – e de fora dela – renovem sua Fé, Esperança e Caridade e colham os frutos deste Ano Santo.
Serão abordadas as 4 Constituições Dogmáticas do Concílio Vaticano II: Dei Verbum, Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium e Gaudium et Spes. O curso tem início no dia 5 de agosto e continua por 16 semanas, até 18/11, sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 20h30, com transmissão pela plataforma Google Meet. O investimento é de R$ 60. As inscrições devem ser feitas pela internet, por este link.
Sobre o Jubileu 2025
Motivado pelas palavras que o apóstolo Paulo dirigiu à comunidade dos romanos: “a esperança não engana” (Rm 5,5), o Santo Padre, o Papa Francisco, convocou a Igreja para viver as alegrias de um Jubileu que ocorrerá no ano de 2025 e que terá como tema: “Peregrinos de Esperança”.
Esse Jubileu provém de uma antiga tradição, em que os papas, a cada vinte e cinco anos, convocam os fiéis da Igreja a viverem a experiência do encontro com o Ressuscitado, através de peregrinações aos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo. Quando essas peregrinações não são possíveis até a Cidade Eterna, cada Bispo Diocesano estabelece, em suas Igrejas Particulares, um lugar para que os fiéis, possam fazer a experiência de passar pela “porta” que é o Cristo.
Cristo é a nossa única esperança. Projetar a vida n’Aquele que é a nossa única esperança, é a via segura para a comunhão perfeita com a Trindade, donde emana a alegria da salvação dos que n’Ele esperam.
Como Peregrinos de Esperança, acolhamos as palavras do Santo Padre, que nos exorta:
“Deixemo-nos, desde já, atrair pela esperança, consentindo-lhe que, por nosso intermédio, se torne contagiosa para quantos a desejam. Possa a nossa vida dizer-lhes: ‘Confia no Senhor! Sê forte e corajoso, e confia no Senhor’ (Sl 27,14). Que a força da esperança encha o nosso presente, aguardando com confiança o regresso do Senhor Jesus Cristo, a Quem é devido o louvor e a glória agora e nos séculos futuros”.
(Fonte: Site Diocese de Jundiaí)