100 anos da presença Redentorista em Itu

O Mosteiro Nossa Senhora da Conceição, conhecido como “Mosteiro das Redentoristas”, completou 100 anos de sua instalação em Itu, em fevereiro deste ano. Na última segunda-feira (24/06), missa foi celebrada em ação de graças pela data.

(Foto em destaque: As monjas redentoristas durante a missa pelos 100 anos do mosteiro de Itu. / Juliano Christofoletti)

A celebração foi presidida pelo padre Marlos Aurélio da Silva, CSsR, Superior Provincial da Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida, e contou com a presença das monjas residentes no Mosteiro, de sacerdotes e seminaristas redentoristas, além de padres e fiéis da cidade.

A capela do Mosteiro Nossa Senhora da Conceição ficou lotada pela comunidade ituana para a Missa de Ação de Graças. (Fotos: Juliano Christofoletti)

Padre Marlos parabenizou as irmãs por este momento especial na vida da Ordem do Santíssimo Redentor e de toda a família redentorista: “Muito nos alegra poder participar deste momento e desta data memorável, reconhecendo, sobretudo, a grandeza deste carisma que elas também buscam compartilhar aqui na cidade, vivendo a vocação contemplativa, mas estando também abertas e sempre atentas em rezar e em ouvir as pessoas que recorrem aqui ao Mosteiro. Irmãs, parabéns, vida longa e vida feliz!”. (com informações do Portal A12)

As monjas redentoristas com o padre Marlos e os demais sacerdotes que estiveram presentes na celebração.

A Ordem do Santíssimo Redentor – nome oficial da congregação das Irmãs Redentoristas – surgiu na Itália, em 1731, fundada pela Madre Maria Celeste Crostarosa. No Brasil, chegaram em 1921, ficando instaladas provisoriamente na cidade de Vassouras (RJ). Em fevereiro de 1924, mudaram-se para Itu, conforme conta o professor Luís Roberto de Francisco, articulista de “A Federação”, em seu artigo “O centenário das Irmãs Redentoristas em Itu”, publicado em maio passado.

Após a celebração, as monjas receberam os cumprimentos pelos 100 anos do Mosteiro das Redentoristas em Itu.

Nesses 100 anos, cerca de cinquenta religiosas professaram seus votos no mosteiro de Itu. As irmãs redentoristas têm uma vida de oração comunitária e pessoal, buscando viver a simplicidade, a unidade e o amor mútuo na comunidade. Dedicam-se também às tarefas diárias de cuidados com a casa.