Missa celebra os 100 anos do Mosteiro das Redentoristas
Compartilhe

O Mosteiro Nossa Senhora da Conceição, das Irmãs Redendoristas, completou 100 anos de sua instalação em Itu, em fevereiro deste ano. Nesta segunda-feira (24/06), a data será celebrada com uma missa presidida pelo bispo emérito, Dom Vicente Costa.

A Ordem do Santíssimo Redentor – nome oficial da congregação das Irmãs Redentoristas – surgiu na Itália, em 1731, criada pela Madre Maria Celeste Crostarosa, que estabeleceu a vida de clausura para a congregação. No Brasil, chegaram em 1921, ficando instaladas provisoriamente na cidade de Vassouras (RJ) por três anos. Em fevereiro de 2024, mudaram-se para Itu, instalando-se numa propriedade “disponibilizada às Redentoristas a valor módico”, conforme conta o professor Luís Roberto de Francisco, articulista de “A Federação”, em seu artigo “O centenário das Irmãs Redentoristas em Itu”, publicado em maio passado. 

Nesses 100 anos, cerca de cinquenta religiosas professaram seus votos no mosteiro de Itu, algumas delas seguindo para a Colômbia na década de 1990, para a instalação de um novo mosteiro. As irmãs redentoristas têm uma vida de oração comunitária e pessoal, buscando viver a simplicidade, a unidade e o amor mútuo na comunidade. Dedicam-se também às tarefas diárias de cuidados com a casa.

A missa em Ação de Graças pelos 100 anos do Mosteiro Nossa Senhora da Conceição será celebrada nesta segunda-feira (24/06), às 18h, e será presidida pelo bispo emérito de Jundiaí, Dom Vicente Costa. O Mosteiro fica na rua Capitão Fleming, 146. A missa também será transmitida pela rádio Nova Itu FM 105,9.