6º Domingo da Páscoa
Compartilhe

por Diác. Paulo Halter
Paróquia Nossa Senhora da Candelária

“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei.” 

Evangelho (Jo 15,9-17)

Para melhor compreendermos o Evangelho deste domingo, é necessário recordar o Evangelho de domingo passado quando Jesus revelou-se como a videira verdadeira, cujo agricultor é o Pai e cujos ramos somos nós. Meus irmãos, estamos enxertados no Cristo ressuscitado, somos ramos seus, vivendo da sua seiva que é o Espírito Santo, “Senhor que dá a vida”, Espírito de amor derramado em nossos corações. Recordando essas coisas, podemos compreender o que o Senhor nos fala hoje.
“Como o Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor”.
De que amor o Senhor nos fala? Deus é a fonte primeira do amor, Ele ama o seu Filho Jesus, comunica-lhe o seu amor e envia-o ao encontro dos homens, Jesus mostrou aos homens, em gestos e palavras, o amor de Deus.
Deus Pai demonstra seu amor por Jesus pela comunicação do Espirito Santo. Esse mesmo amor recebido do Pai é doado por Jesus a nós que somos seus discípulos. O amor de Jesus é o amor-caridade, é o amor de Deus, o amor que é fruto da presença do Espírito de amor, o Espírito Santo. Desde a eternidade, o Santo Espírito é o laço, o vínculo de amor que une o Pai e o Filho numa única e indissolúvel divindade.
“Permanecei no meu amor”, Isto é, deixai-vos guiar pelo meu Espírito, vivei no meu Espírito!”
E qual é o sinal de que temos e vivemos no Espírito? Que frutos esse Espírito de Amor, permanecendo em nós, nos dá? Como resposta, Ele nos pede que perseveremos nesse amor e guardemos os mandamentos, sinais de fidelidade a Jesus, “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor”. É experimentando o amor de Jesus, vivendo na doçura do seu Espírito, que podemos compreender a sabedoria dos preceitos do Evangelho e teremos a força e a doçura para cumpri-los.
Mas, há ainda outro fruto, um sinal da presença do Espírito em nós: a alegria interior, mesmo em meio as dificuldades, lutas e provações da vida. Vejamos o que Jesus nos diz: “Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. Onde o Espírito de Jesus ressuscitado está presente, a alegria triunfa, porque a morte, a treva, o pecado foram vencido, Por isso mesmo, o cristão, ainda que entre provações e dificuldades, poderá sempre manter uma profunda alegria interior, a alegria pascal, fruto da presença do Santo Espírito!
Ainda um outro sinal dessa doce presença do Espírito do Ressuscitado em nós, o amor fraterno. “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei!” Jesus nos amou até entregar toda a sua vida por nós, como remissão pelos nossos pecados. Pois bem, ao nos dar o seu Espírito de amor, ele nos dá as condições e a graça para amar assim, como ele nos amou.
Meus irmãos e irmãs, “Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, porque Deus é amor. Todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus”. Sejamos verdadeiros cristãos amando a Deus e ao nosso irmão no Espirito de amor o Espirito Santo que recebemos no nosso Batismo.

Que o Deus Todo
Poderoso lhes
abençoe.