Solenidade da Epifania do Senhor
Compartilhe

Coluna organizada por Nilo Pereira, segundo a exegese do Pe. Fernando Armellini, scj

Leituras Iniciais da Solenidade da Epifania do Senhor

Sugerimos que antes de lerem estes comentários, façam as leituras na Bíblia

(Epifania significa sentimento que expressa uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo).

1ª Leitura (Isaias 60,1-6)
A primeira leitura do dia de Natal apresenta-nos os acontecimentos dramáticos que, 587 anos antes do nascimento de Cristo, conduziram à destruição de Jerusalém.
Os anos passam e as esperanças do retorno dos deportados da Babilônia diminuem sempre mais. “A Senhora das Nações” (Lamentações 1, 1), “o orgulho da terra inteira” (Isaias 62, 7), aquela que, na época do seu máximo esplendor, fora comparada a uma jovem bonita, elegante, desejada por todos, agora se transformou numa velha escrava, decadente, abatida.
Jerusalém está construída em uma montanha, de cujas encostas formam-se dois vales: O Geena e o Cedron. De manhã, quando desponta o sol, a cidade fica logo envolvida por maravilhosa luminosidade, ao passo que os vales ao redor continuam envoltos nas trevas da noite. Em hebraico “Cedron” significa escuro.
Dentro desta moldura histórica, eis o que o profeta contempla: Jerusalém voltará a ser a moça jovem e maravilhosa de antes, um manto de luz a envolve como uma veste de mil cores. O profeta aproxima-se, convida-a a despojar-se dos sinais de luto, a levantar-se, enxugar as lágrimas, porque o seu esposo Javé, que a tinha abandonado por causa de suas infidelidades, agora quer toma-la de volta (vers.14).
O sonho do profeta, porém, realizou-se quando, sobre esta cidade, começou a brilhar a luz de Cristo. Desde aquele dia Jerusalém se transformou na jovem esposa para a qual acorrem todas as nações.
Se observarmos a situação das nossas comunidades. . . às vezes se parecem mesmo com a cidade de Jerusalém velha e decadente. Por que, nestas fases de desânimo, não as contemplamos com os mesmos olhos com os quais o profeta a olhava?

2ª Leitura (Efésios 3,2-3.5-6)
Para quem estão destinadas a libertação e a salvação anunciadas pelo profeta e sobre as quais Jesus falou? Diz São Paulo nesta leitura: Todos os homens e todas as nações são seus destinatários (vers.5b).
O projeto de Deus é para que judeus e pagãos formem uma única nação. Todas as divisões e todo o individualismo devem desaparecer. A libertação acontece quando acaba o distanciamento entre Deus e os homens, quando acabam as invejas, as discórdias, a guerra. Surge uma nova realidade: os homens começam a viver como irmãos, sem suspeitas, sem invejas, sem ódios, sem homicídios. Começam a viver assim porque Jesus lhes disse que são filhos de um só Pai.
Todos os que criam divisões, os que levantam barreiras para separar, com certeza excluem-se da lógica de Deus, porque Ele quer união.