Solenidade da  Epifania do Senhor
Compartilhe

por Diác. Estêvão Scalet
Paróquia Nossa Senhora da Candelária

A liturgia deste domingo celebra a manifestação de Jesus a todos os homens.
O Menino nascido em uma manjedoura é uma luz que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos da terra. Essa “luz” se encarnou na nossa história e no nosso mundo, iluminou os caminhos dos homens, conduziu-os ao encontro da salvação e da vida definitiva.
No Evangelho, vemos a concretização da promessa que ouvimos na primeira leitura anunciada por Isaias sobre a luz que brilha sobre a humanidade. A luz que iluminará a escuridão em que vivem os povos que sofrem exilados e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo. Ao encontro de Jesus vêm uns magos do oriente, que representam todos os povos da terra. Atentos aos sinais da chegada do Messias, esses magos procuram o menino Deus com esperança de O encontrar, reconhecem n’Ele a salvação de Deus e O aceitam como “O Senhor”.
A salvação rejeitada pelos habitantes de Jerusalém torna-se agora um dom que Deus oferece a todos os homens, sem exceção, judeus ou pagãos. Guiados por uma estrela esses reis magos chegam a Jerusalém e perguntam aí onde está o rei dos judeus que acabou de nascer.
No caminho desses magos surge o rei Herodes que os interpela e quer saber tudo sobre esse “rei Salvador” que nasceu, com o pretexto de ir também adorá-lo.
Herodes teme por seu trono e na verdade quer eliminar aquele que pode lhe tirar a realeza.
Os magos chegaram a Belém e encontraram Jesus com Maria sua mãe puseram-se em adoração ao menino. Deram-lhe de presente ouro incenso e mirra.
O significado desses presentes é muito grande. Ouro significa a realeza de Jesus, incenso utilizado nos templos é reservado aos sacerdotes reforçando assim a divindade de Jesus e a mirra utilizada comumente para embalsamento faz referência ao sacrifício de Cristo e sua ressurreição.
Depois disso voltaram para sua terra por outro cominho pois foram avisados em sonho para não voltarem por Jerusalém para não encontrarem novamente com Herodes e não contar a ele onde estava o menino.
Temos que ficar atentos ao que Deus nos fala e principalmente colocar em prática Sua vontade para nossa vida. Os magos ouviram a voz do Senhor em sonho e acreditaram. Precisamos acreditar mais em Deus salvador do que nos homens que muitas vezes querem nos enganar, assim com Herodes quis fazer com os magos.
Por fim ouvimos na segunda leitura Paulo nos mostrando que a salvação é para todos. Judeus, pagãos e gentios recebem a mesma herança e pertencem ao mesmo corpo de Cristo e participam da mesma promessa por meio do Evangelho.
Que a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo se faça presente na vida de cada um de nós.

Deus os abençoe.