Solenidade da  Ascensão do Senhor
Compartilhe

Diác. Paulo Halter
Paróquia Nossa Senhora da Candelária

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

Evangelho (Mt 28,16-20)

Ascensão palavra que significa a subida, a elevação de Cristo aos céus. Diante dos olhos de seus discípulos Jesus se eleva aos céus, momento em que Ele revela mais uma vez a sua condição Divina e a sua entrada triunfante no Reino do Pai. A solenidade da Ascensão de Jesus que hoje nós celebramos mostra-nos, que no final do caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, a comunhão com Deus.
No Evangelho, Jesus ressuscitado aparece aos discípulos, ajuda-os a vencer a desilusão e o comodismo e os envia em missão, como testemunhas do projeto de salvação de Deus. Junto do Pai, Jesus continuará a acompanhar os discípulos e, através deles, a oferecer aos homens a vida nova e definitiva.
O texto de hoje inicia com a ordem de Jesus, “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! ”. Os discípulos irão, portanto, dar sequência ao que Jesus fez, ampliando o campo de ação. Jesus anuncia o Evangelho na Galileia, os discípulos deverão faze-lo pelo mundo inteiro e a toda criatura. O anuncio provoca uma decisão aos que ouvem: crer ou não crer, o anuncio dos discípulos tem como resultado provocar a fé que conduz à salvação. “Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado”. Ao transformar o coração do homem, o “Evangelho” apresentado por Jesus e anunciado pelos discípulos vai propor uma nova relação do homem com todas as outras criaturas, uma relação não mais marcada pelo egoísmo e pela exploração, mas pelo respeito e pelo amor. Dessa forma, nascerá uma nova humanidade e uma nova natureza.
A festa da Ascensão relembra, a cada cristão, que devemos estar sempre de cabeça erguida diante das dificuldades da vida. Os discípulos olhavam para o céu, enquanto Jesus subia, mas logo são enviados ao mundo para a vida que continua, com a esperança de sua volta gloriosa, tal qual Ele havia subido. É, pois, a festa da Ascensão, também o sinal da elevação do ser humano a Deus. Primeiro Cristo e, depois dele, todos os que no seu Nome, vida e sangue foram reconciliados com Deus. A Ascensão não trata de uma ausência de Jesus na história humana, mas uma prefiguração de nossa história mergulhada na eternidade que não se acaba indicando-nos a direção à qual devemos seguir.
A festa da Ascensão de Jesus é, sobretudo, o momento em que os discípulos tomam consciência da sua missão e do seu papel no mundo. A Igreja, a comunidade dos discípulos, reunida à volta de Jesus, animada pelo Espírito Santo é, essencialmente, uma comunidade missionária, cuja missão é testemunhar no mundo a proposta de salvação e de libertação que Jesus veio trazer aos homens. Todos nós cristãos devemos crer e viver profundamente essa realidade: o Senhor Jesus, ressuscitado, subiu aos céus, está à direita do Pai, mas não nos deixou órfãos; enviou seu santo Espírito para ser consolador e incentivador da nossa missão de continuar, na história, a construir o Reino que não tem fim, missão essa que recebemos no nosso Batismo.

Que o Deus Todo
Poderoso os abençoe.