Advento: oração, perdão, esperança e solidariedade
Ao chegarmos ao 3º Domingo do Advento, o “Domingo da Alegria”, estamos mais perto do Natal e temos a certeza da chegada de Jesus. Nesse momento, torna-se ainda mais importante nos prepararmos e revermos nossas atitudes para a vinda do Menino Deus.
(Foto em destaque: Não há Natal sem solidariedade. / Imagem de rawpixel.com no Freepik)
A espiritualidade do Advento é marcada por algumas atitudes essenciais que são frutos da vida de Cristo entre nós. A primeira atitude é a de esperança, de alegria serena e de fé confiante. A segunda, é de vigilância, porque estamos à espera do Senhor que vem ao nosso encontro. É também importante cultivarmos a oração, a penitência, o perdão e a solidariedade.
O Advento é um tempo propício para a oração, sem a qual não há transformação do coração. É também fundamental rezar em família – como na Novena de Natal – já que o Natal favorece a aproximação e a reconciliação.
A penitência e o jejum são duas atitudes que provam nosso desejo de mudança. Por isso, escolha algo para oferecer a Deus durante o Advento.
O exercício do perdão pela confissão e pelo perdão àqueles que nos ofenderam, é fundamental a fim de começar um novo ano sem dívidas emocionais e com Jesus no centro de tudo.
Se o Advento nos aproxima de Jesus, nos atrai também para o próximo, porque no irmão carente – em todos os sentidos – encontramos o Cristo. Não há Natal sem solidariedade, principalmente com os mais vulneráveis.
Que a chegada do Natal nos faça missionários do grande amor de Deus através de gestos concretos de solidariedade e ajuda aos irmãos que encontramos no caminho.
(texto adaptado do Portal Scalabrinianos)