Igreja celebra Dia Mundial dos Avós e dos Idosos neste domingo
A Igreja de todo o mundo celebra neste domingo (23/07) o 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que terá como tema “Sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50). Em sua mensagem, o Papa Francisco destaca a importância dos idosos, para a sociedade e para a Igreja:
São os idosos que nos transmitem nossa pertença ao povo santo de Deus. A Igreja, assim como a sociedade, precisa deles. Vamos honrá-los, não vamos nos privar de sua companhia e não vamos privá-los da nossa, não vamos permitir que sejam descartados!
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo Papa Francisco em 2021 para ser celebrado no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. É uma data para despertar o debate e a reflexão sobre temas que se deve dar atenção. A escolha do tema para este ano está associada ao tema da Jornada Mundial da Juventude 2023, que acontecerá em Lisboa entre os dias 1º e 6 de agosto: “Maria levantou e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Em comunhão, os temas expressam a força da aliança entre jovens e idosos.
De acordo com o Papa Francisco, “é preciosa a presença dos avós e idosos nas famílias e comunidades”. “Os idosos entregam ao presente um passado necessário para construir o futuro”, diz Francisco, destacando a importância de os jovens estarem próximos dos idosos e os escutarem. O Papa afirma também que o Espírito Santo abençoa e acompanha todo o encontro fecundo entre gerações diversas, entre avós e netos, entre jovens e idosos.
Deus quer que os jovens, como fez Maria com Isabel, alegrem os corações dos idosos e extraiam sabedoria das suas experiências. Mas o primeiro desejo do Senhor é que não deixemos sozinhos os idosos, que não os abandonemos à margem da vida.
O Papa renova o convite a todos dioceses, paróquias, associações e comunidades a celebrarem o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, “colocando no centro a alegria transbordante de um renovado encontro entre jovens e idosos”.
Aos jovens que se preparam para ir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa – que acontece entre os dias 1º e 6 de agosto – e aos que viverão o evento em suas cidades, o Papa diz: “Antes de sair para a viagem, visitem seus avós, façam uma visita a um idoso sozinho. A oração deles protegerá vocês e vocês levarão no coração a bênção daquele encontro”, pediu.
Aos idosos, Francisco pede para acompanharem com a oração os jovens que estão para celebrar a JMJ, pois eles são “a resposta de Deus aos seus pedidos, o fruto daquilo que semearam, o sinal de que Deus não abandona o seu povo, mas sempre o rejuvenesce com a criatividade do Espírito Santo”. (Texto adaptado do Portal A12).
Veja a íntegra da mensagem do Papa Francisco para o 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
Programação
Neste domingo (23) acontecem várias celebrações pelo 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
Na Basílica de São Pedro, em Roma, o Papa Francisco presidirá celebração eucarística às 10h no horário local (5h no horário de Brasília), com transmissão pelas redes sociais de Vatican News.
No Santuário Nacional de Aparecida (SP), haverá uma missa especial, às 8h, presidida pelo arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo, bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa, com transmissão pela TV Aparecida.
Em Itu, várias paróquias terão missas e bênçãos aos avós e idosos. Entre elas:
- Na Igreja Matriz São Cristóvão, haverá missa no sábado (22), às 18h, com bênção dos avós.
- Na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária haverá benção dos avós nas missas de domingo (23), às 7h, 10h e 19h.
- Na quarta-feira (26), dia de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, haverá missa na Igreja Matriz São João Batista, com bênção para os idosos e avós.
Oração pelo 3º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos 2023
Ó Virgem Maria,
Mãe da fé e da esperança,
modelo para esta humanidade curvada pela indiferença,
fazei-me disponível como Vós
para aceitar a vontade de Deus,
para engrandecer e louvar a Sua Misericórdia.
Ó Maria, Mãe da fortaleza,
Vós que conheceis o meu coração,
não permiti que eu desanime.
Em vossas mãos entrego confiante a minha vida.
Curai as minhas feridas,
e me acompanhe no caminho a vossa ternura.
Ó Mãe do amor, a vossa presença
nos leve a gozar da alegria
de ver unidas as nossas famílias.
Ajudai-me a transmitir a ternura e o amor de Deus
aos nossos netos e aos jovens
para que, além de orar por eles,
possamos orar com eles.
Obtende para mim, ó Maria, o dom do Espírito Santo:
que sustente a minha fraqueza
e sopre em meu coração o consolo
para poder deixar entre os jovens marcas da fé,
o testemunho da beleza da vida,
a consciência de que a vida tem um limite
e que, além dele, nos aguarda o abraço do Pai.
Amém.