Paróquia Sagrada Família celebra sua padroeira nesta quinta
Compartilhe

A Paróquia Sagrada Família realiza nesta quinta-feira (29/12) a Solenidade da Sagrada Família, padroeira da paróquia. A missa será celebrada na Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Pirapitingui.

A Solenidade da Sagrada Família é geralmente celebrada no domingo seguinte ao Natal. Quando o Natal ocorrer no domingo – como acontece neste ano – a Solenidade da Sagrada Família é celebrada no dia 30 de dezembro.

Na Paróquia Sagrada Família, em Itu, as comemorações foram antecipadas em um dia. O Tríduo preparatório para a festa teve início na última segunda-feira (26), encerrando-se nesta quarta (28). A Solenidade da Sagrada Família será celebrada com Missa Solene nesta quinta (29), às 19h30, na Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Pirapitingui.

Sagrada Família, um modelo para a atualidade

As origens da festa litúrgica da Sagrada Família remontam ao século XVII. Em 1895, Leão XIII fixou a celebração no terceiro domingo depois da Epifania; Bento XV, em 1921, colocou-a na oitava da Epifania; e, atualmente, a reforma litúrgica de 1968 fixou-a no domingo depois do Natal (ou no dia 30, como acontece este ano).

A Sagrada Família, formada pelo Menino Jesus, pela Bem-aventurada Virgem Maria e por São José, serve de modelo para todas as famílias. Esta Festa homenageia suas vidas juntos, começando com o nascimento do menino Jesus em Belém (Mt 2, 1), depois mudando para Egito (Mt 2, 13) e de volta para Nazaré (Mt 2, 23). A Festa reconhece a humildade de Jesus, a virtude de Maria e a firmeza de José, junto com a obediência de todos os três ao plano de Deus para eles na História da Salvação.

A Festa da Sagrada Família é um bom momento para lembrar a unidade familiar e rezar por nossas família, tanto daqueles que estão próximos a nós quanto aqueles que já faleceram. Também podemos aproveitar esta Festa para refletir sobre o valor e santidade da unidade familiar e para avaliar nossa própria vida familiar. De que maneiras ela pode ser melhorada? Nesse sentido, podemos aproveitar esta Festa para nos perguntar o que estamos fazendo para promover a família em nossas próprias culturas, bairros e comunidades.