Os presépios e a árvore de Natal do Vaticano
Compartilhe

A cerimônia de inauguração da decoração de Natal do Vaticano aconteceu na noite do dia 3 de dezembro, na Praça de São Pedro, com a presença do cardeal Fernando Vérgez Alzaga e da Irmã Raffaella Petrini, respectivamente presidente e secretária-geral do Governo do Estado da Cidade do Vaticano. Estiveram presentes também as delegações oficiais dos lugares de origem do presépio e da árvore da Praça de São Pedro, e do presépio da Sala Paulo VI.

Árvore de Natal de 30 metros

A majestosa árvore de Natal de 30 metros que ilumina a Praça São Pedro neste ano vem das belezas naturais da região de Abruzzo e também um dos lares mais bem preservados da espécie na Itália, incluindo a árvore espontânea mais alta: de quase 54 metros de altura. O abeto-falso (peccio) foi decorado pelos jovens da residência local de reabilitação psiquiátrica ‘La Quadrifoglio’, em cooperação com os avós do Centro de Acolhimento para Idosos ‘Sant’Antonio’ de Borrello e os alunos das escolas de Pizzoferrato, Quadri e Villa Santa Maria.

Presépio ecológico

Já o presépio da Praça de São Pedro, com personagens em tamanho real, esculpidos à mão na madeira de cedro, respeitam totalmente o meio ambiente porque o material provém do corte planejado. Uma semiesfera representa a gruta que acolhe a Sagrada Família e, além dos personagens tradicionais, há também uma família, composta de três figuras (um homem, uma mulher e uma criança) que, unidos num abraço, estão de pé diante da Gruta. hà também duas crianças que representam as esperanças da vida e do mundo, além de outras duas figuras simbólicas: um homem ajuda o outro a se levantar para caminhar de volta à gruta como um lembrete à solidariedade, especialmente praticada em ambientes como a montanha.

Tradição no artesanato

A representação da Natividade instalada na Sala Paulo VI foi oferecida pelo governo da Guatemala e é composta pela Sagrada Família e três anjos. Todas as figuras em madeira foram confeccionadas à mão por artesãos da tradição guatemalteca e adornadas com tecidos coloridos, onde a cor ouro predomina.

(Fonte: Vatican News)