Exposição de Presépios reúne mais de 500 obras de diversos países em Itu
Cada presépio da exposição tem um contexto histórico diferente, como um feito de cápsulas de fuzil, produzido por um soldado durante a guerra civil da Libéria. Esse presépio foi doado pelo então comandante do Exército, coronel Fernando Fernandes, hoje general. Ele trabalhou na Força de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas) na reconstrução da Libéria, após a guerra civil travada naquele país entre 1999 e 2003. Nessa época ele foi procurado por um soldado liberiano que lhe contou que, por obrigação ao ofício em guerra, teve que matar pessoas e que isso doía em sua alma. A forma que ele procurou para se redimir foi guardar as cápsulas das balas e, delas, montar um presépio. Ele fez vários presépios e quando a peça foi dada de presente ao comandante, o jovem pediu que rezasse uma Ave Maria por ele e por todos que morreram por sua ação, cada vez que olhasse para o presépio. Segundo Maria Sofia, ao ceder a peça para a exposição, o então comandante pediu para que a história do presépio fosse contada aos visitantes e que também fosse solicitado a quem conhecer a peça rezar uma Ave Maria pelo soldado.
Pelo segundo ano a exposição conta com um presépio mecanizado, gentilmente emprestado pelo construtor Milton Veronessi, responsável pela montagem da atração. O presépio é uma releitura do que era o grande presépio que ficava no Teatro São Domingos, atrás da Igreja do Bom Jesus, em Itu. O original foi montado até a década de 80, pelo senhor Nicolino e pelo Padre Amirat e hoje não existe mais.
O último presépio acrescentado à coleção foi doado pela família Gandra. Ele pertenceu ao casal Joaquina de Araújo Gandra e Amador Ferreira Gandra, pais do fogueteiro Amador Ferreira Gandra Filho, Zico, que marcou a história de Itu pela construção do boneco explosivo do Judas, por mais de 70 anos. O presépio se encontrava na casa de Judite Ferreira Gandra, que faleceu em 2019 aos 91 anos e Luiza Ferreira Gandra, que faleceu em abril de 2022 aos 96 anos, irmãs de Zico.
O Espaço Fábrica São Luiz está situado na Rua Paula Souza, 492, na região central de Itu/SP. Mais informações: (11) 4013-4554 ou (11)98680-1192.
Patrimônio histórico – A Fábrica São Luiz, inaugurada em 1869, foi a primeira Indústria a vapor do estado de São Paulo. Patrimônio Histórico Nacional, a Fábrica São Luiz tornou-se um Espaço Cultural desde 2004. Encerradas as atividades industriais em 1982, seu prédio está sendo restaurado pelos proprietários, através da renda obtida nos eventos ali realizados. Visite o site do Espaço Fábrica São Luiz na internet: www.espacofabrica.com.br
Serviço:
“Exposição de Presépios”
Data: de 11 de novembro até 30 de dezembro de 2022
Exceto às 4ªs feiras e não abrirá nos dias 26 de novembro, 24 e 25 de dezembro
Horário: das 11h às 16 horas – Entrada Gratuita
Local: Espaço Fábrica São Luiz
Rua Paula Souza, 492, Centro – Itu/SP
Telefone (11) 4013-4554