Após mais de 25 anos, órgão de tubos da Candelária será reinaugurado
Compartilhe

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária reinaugura neste sábado (26/11) o órgão centenário de tubos que já abrilhantou muitas cerimônias ao longo dos últimos 140 anos. A reinauguração marca o início dos Concertos de Natal na Candelária, que contarão com três apresentações.

O órgão da Candelária foi produzido na França, no século XIX, pelo mestre organeiro Aristide Cavaillé-Coll, um dos mais famosos construtores de órgãos de tubos da época e que foi responsável pela construção de cerca de 500 órgãos, tanto na França como em outros países. Entre eles, estão os órgãos da Catedral de Saint-Denis (Paris), da Igreja de Saint-Sulpice (Paris), da Igreja de Saint-Ouen (Rouen), da Basílica de Saint-Sermin (Toulouse) e da Igreja Nossa Senhora dos Milagres (Santa Fé, Argentina). No Brasil, foi responsável pela construção de doze instrumentos, instalados entre os anos de 1860 e 1900. Entre eles, o órgão da Catedral da Sé, em São Paulo (hoje, na Igreja São José do Ipiranga), Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Belém/PA, Catedral Metropolitana de Campinas/SP, Catedral Metropolitana de Curitiba/PR (hoje na Igreja Matriz de Campo Largo), além da Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí/SP, e da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, em Itu, onde foi instalado entre os anos de 1882 e 1883. (Com informações de mundoclasico.com)

O órgão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária ficou parado por mais de 25 anos. Graças a uma equipe de especialistas que também cuidou da manutenção do órgão da Catedral de Jundiaí, o centenário órgão de tubos de Itu poderá voltar a abrilhantar as cerimônias religiosas.

Concertos de Natal

A reinauguração do órgão da Igreja Matriz da Candelária acontecerá neste sábado (26), na missa das 19h, que marca o início do tempo do Advento. Após a missa, às 20h, acontece o Concerto de Reinauguração, com o maestro e organista Thiago Debossan. No repertório, obras de Bach, Häendel, Clerambalt e Rameau.

No dia 11/12, às 19h, apresenta-se a Orquestra Experimental Pró-Morato, de Francisco Morato/SP.

Dia 16/12, às 19h30, acontece o Concerto com a Orquestra Filarmônica da Associação Amigos do Teatro e Escola de Música Eleazar de Carvalho (Assatemec), de Itu.

Todas as apresentações são gratuitas.