Nasce a Typographia do Apostolado

Como vimos anteriormente, o padre Taddei foi nomeado diretor nacional do Apostolado da Oração, empenhado em difundir o movimento em todo o Brasil. Não era fácil a comunicação entre as diversas regiões sem os meios que temos hoje. Se era difícil divulgar a intenção geral do mês aos associados, imaginem fazer a interligação pelas diversas dioceses, o contato com os inúmeros centros, que só cresciam nas centenas de paróquias. Eram apenas doze os bispos no Brasil, mas eram muitas as paróquias de cada diocese, o que dificultava ainda mais a comunicação entre bispos e párocos. Uma revista de cunho nacional permitiria o contato direto entre o padre Taddei, o clero e os zeladores e zeladoras do Apostolado.

O “Padre Santo de Itu” era homem de grandes ideais. Vislumbrava a edição de uma revista brasileira, à moda das que já circulavam na Europa, inteiramente dedicada ao Apostolado da Oração. Recebia, mensalmente, a Messager du Sacré-Coeur de Jésus, que o padre Henri Ramière (1821-1884), diretor mundial, fundara em janeiro de 1861, na França, no mesmo momento em que reorganizava o Apostolado da Oração (fundado em 1844). A edição francesa, empenhada na propagação do Reino Social de Cristo, na devoção ao Coração de Jesus e do culto eucarístico, inspirou o nascimento de outras pela Europa: Itália, Espanha e Portugal, por exemplo.

Em 1888 o Padre Taddei conseguiu editar a versão brasileira do Manual do Coração de Jesus. Continha regras e propósitos do Apostolado, bem como orações e cânticos próprios. Mas ainda faltava um órgão mensal, uma via de comunicação rápida. O empecilho era o recurso para a montagem de uma gráfica, que só veio, depois de muitos esforços, como ele mesmo conta no Relatório impresso em 1911: “Tendo crescido imensamente o número de associados, não me era possível acudir a todos com os objetos necessários – patente, diplomas, bilhetes mensais etc. A minha pequena tipografia homeopática, não dava vazão a tanto expediente. Era necessário substituí-la por outra de maior fôlego. Reconhecida esta necessidade, logo começaram a chegar os meios necessário para a compra do prelo e tipo, que desde 1894 está servindo para a impressão de todos os trabalhos do Apostolado.”

A Typographia do Apostolado serviu à impressão das patentes dos membros do Apostolado, aos bilhetes mensais com a intenção do Papa a cada mês, folhetos de divulgação de publicações e livretos sobre a vida dos santos e pequenos devocionais.

Outro desafio era organizar um pessoal para a redação da revista, afinal a quantidade de jesuítas no Brasil era pequena para as demandas da educação. O Colégio São Luís contava com mais de uma dúzia de padres e mestres, porém todos envolvidos com a formação de mais de quinhentos alunos internos. Desta forma o padre Taddei trouxe da Bahia o Cônego Zacharias Lopes dos Santos Luz, do clero diocesano, para escrever e dirigir a revista. Estava nascendo o Mensageiro do Coração de Jesus.

Luís Roberto de Francisco
Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux”