Costura de Santa Rita: aquecendo corações
Compartilhe

As costureiras voluntárias da “Costura de Santa Rita” produzem e entregam, todos os meses, trinta kits de enxoval para bebês. Os kits são entregues para famílias em vulnerabilidade social, por meio do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Itu.

A “Costura de Santa Rita” é uma ação social da comunidade da igreja Santa Rita de Cássia, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Candelária, e está atuante há 65 anos graças à devoção à “santa das causas impossíveis”. Foi criada em 1957, por iniciativa de Janete Guitti e Vilma Micai, que estiveram à frente do grupo por 60 anos.

Atualmente, o grupo tem como coordenadoras Djomara Martins (Mara) e Maria Candelária Pires (Cande), com a participação de voluntárias que dedicam seu tempo e suas habilidades para oferecer um pouco de conforto aos recém-nascidos de famílias que enfrentam dificuldades.

Como explica Mara, o número de voluntárias é grande e cada uma contribui com suas possibilidades. Grande parte realiza o trabalho em sua própria casa. Muitas delas fazem a compra dos tecidos e o trabalho de costura, encaminhando os itens já prontos para a coordenação do grupo. Outra parte se reúne para realizar os trabalhos necessários para completar os kits do mês. “A Providência Divina e Santa Rita sempre cuidam para que não falte nada”, conta Mara.

Embora recebam muitas doações, às vezes é necessário comprar materiais para confeccionar os diversos itens dos enxovais. Nesse momento, as doações em dinheiro também são importantes, como aquelas depositadas no cofre especial para a Costura, instalado no interior da igreja de Santa Rita. Outra fonte de renda são os terços e as velas decoradas, confeccionados pelo grupo e vendidos na Secretaria da igreja.

Como é feito todos os meses, no último dia 20 de setembro foram entregues trinta kits de enxovais para serem distribuídos às famílias atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade. Cada kit contém uma toalha de banho, um cobertor, três mijões, um macacão, um body, uma manta de lã, um casaquinho de lã, dois pares de sapatinhos e um gorro.

Para contribuir com a “Costura de Santa Rita”, podem ser feitas doações em tecidos – pincipalmente malha de algodão e “soft” – roupinhas ou dinheiro, que podem ser entregues na Secretaria da igreja de Santa Rita. Para quem quiser se tornar uma voluntária no grupo, com trabalhos de costura, tricô ou crochê, pode entrar em contato pelos telefones (11) 99529-2233 (Mara) e (11) 96335-1950 (Cande).

Abaixo, imagens da entrega realizada em setembro.

(Fotos: Costura de Santa Rita)

 

Os kits de enxoval para bebês entregues em setembro ao Fundo Social de Solidariedade.

 

Mara e Cande, coordenadoras da Costura de Santa Rita.