Eleições: bispos apontam critérios  para escolha de candidatos

Com o evento das eleições neste domingo (02/10), os bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) – que compreende as arquidioceses, dioceses e prelazias do estado de São Paulo – publicaram nota na última terça-feira (27/09), apontando alguns aspectos a serem observados no processo eleitoral.

Os bispos paulistas demonstram sua preocupação com a garantia da plena liberdade do cidadão para o exercício do direito do voto, destacando a importância de estarmos atentos às chamadas “fake news”, e a importância de que os resultados das eleições sejam respeitados, quaisquer que sejam eles.

Sem a pretensão de indicar candidatos, os bispos recordam alguns critérios para a escolha, baseados nos princípios do Evangelho e na Doutrina Social da Igreja.

Veja abaixo a íntegra da nota.

Nota da Comissão Justiça e Paz do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre as Eleições de 2022

No próximo domingo, dia 02 de outubro, as cidadãs e os cidadãos brasileiros irão às urnas para exercerem seu direito de voto no contexto político de maior gravidade desde a redemocratização.

Diante disso, em primeiro lugar, expressamos nossa preocupação com a garantia da plena liberdade do exercício desse direito, o que inclui o mais absoluto repúdio à disseminação de notícias falsas (fake news) e contra toda forma de violência. A democracia é o regime político por meio do qual os conflitos sociais são resolvidos por meio da argumentação e do voto – portanto, a violência é inaceitável. Diante disso, conclamamos todas as autoridades, especialmente à Justiça Eleitoral e as forças de segurança pública, a garantir que todos os brasileiros possam exercer seu direito ao voto e à liberdade de expressão de forma livre e segura.

Em segundo lugar, diante dos persistentes e infundados ataques ao sistema eleitoral brasileiro, é preciso reiterar que os resultados das urnas devem ser respeitados e os eleitos devidamente empossados, nos termos do disposto na Constituição Federal de 1988.

Embora, em geral, as atenções sejam especialmente voltadas para a eleição de Presidente da República, ressaltamos a importância da valorização e da reflexão criteriosa para os votos aos cargos de Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual, pois a Federação e o Poder Legislativo também constituem pilares fundamentais do Estado de Direito e da democracia no Brasil.

Não compete a esta Comissão indicar candidatos. Devemos, porém, recordar alguns critérios com fundamento nos Evangelhos e na Doutrina Social da Igreja: (1) a defesa da vida plena para todos e a rejeição de todas as armas da morte – o que implica que a defesa do armamentismo e da violência são incompatíveis com os valores cristãos; (2) o compromisso com a democracia, os direitos humanos e a promoção da paz como fruto da justiça; (3) a “opção preferencial pelos pobres” e a defesa de políticas públicas que promovam a redução das desigualdades e uma vida digna para todos; (4) o cuidado com nossa “Casa Comum” consubstanciado em projetos voltados para o enfrentamento do aquecimento global, o equilíbrio ambiental, o desenvolvimento sustentável e a preservação das florestas e outros biomas brasileiros.

São Paulo, 27 de setembro de 2022.
Comissão Justiça e Paz do Regional Sul 1 da CNBB