Lectio Divina na Igreja do Carmo
Na última sexta-feira (02/09), foi realizado um momento de Leitura Orante da Palavra de Deus – também chamada de “Lectio Divina” – na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro.
A “Lectio Divina” é uma expressão que vem do latim e que pode ser traduzida como “leitura divina”, “leitura espiritual” ou ainda como “leitura orante da Bíblia” e refere-se a uma tradição muito antiga da Igreja de leitura e oração da Palavra de Deus. Os princípios da “Lectio Divina” foram expressos por volta do ano 220 e praticados por monges católicos. A Lectio Divina tradicionalmente é uma oração individual, mas pode-se fazê-la em grupo. O importante é rezar com a Palavra de Deus, lembrando o que dizem os bispos no Concílio Vaticano II: “conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo”.
O Papa Bento XVI fez a seguinte observação num discurso de 2005: “Eu gostaria, em especial, recordar e recomendar a antiga tradição da Lectio Divina, a leitura assídua da Sagrada Escritura, acompanhada da oração que traz um diálogo íntimo em que na leitura, se escuta Deus que fala e, rezando, responde-lhe com confiança a abertura do coração”.
Na última sexta-feira, a “Lectio Divina” do Carmo teve como tema “Bodas de Canaã – Alegria do Casal”, inspirada na passagem bíblica do Evangelho de João (Jo 2,1-11). Os oradores foram o casal Maria de Lourdes e Wagner Rizzi, participantes da Paróquia São José.
A “Lectio Divina” do Carmo é realizada toda primeira sexta-feira do mês, após a missa das 18h, e transmitida pelas redes sociais do Carmo-Itu.
Abaixo, imagens do momento de reflexão.
(Fotos: Juliano Christofoletti / PASCOM Carmo Itu)