Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
Compartilhe

Diácono Marcos Nunes
Paróquia São Judas Tadeu

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”

Evangelho (Lc 1,39-56)

A Palavra de Deus hoje apresenta os valores da Assunção de Maria, o lugar que ela tem no plano da salvação e suas mensagens à humanidade. Maria “é verdadeiramente “arca da aliança”, é a Mulher vestida de Sol”, imagem da Igreja. Ela é sinal e instrumento da nova aliança.

Maria é o nosso modelo de salvação. “Sim, como diz Isabel ela é “bendita entre as mulheres”“, porque carregou no ventre o filho do Altíssimo. É “bem-aventurada, porque acreditou”.

Toda a vida de Maria, a Mãe de Deus, foi um constante assumir a vontade do Senhor. Ela, a Serva do Senhor, é feliz, pois soube escutar e guardar a Palavra de Deus. A constituição conciliar Lumen Gentium completa: “Predestinada desde a eternidade junto com a Encarnação do Verbo Divino, como Mãe de Deus, por desígnios da Divina Providencia, a Bem-aventurada Virgem foi nesta terra a sublime Mãe do Redentor, singularmente mais que os outros sua generosa companheira e humilde serva. Ela compadeceu-se de seu Filho que morria na cruz. Assim, de modo inteiramente singular, pela obediência, fé, esperança e ardente caridade, ela cooperou na obra do Salvador para a restauração da vida sobrenatural das pessoas. Por tal motivo ela se tornou para nós a mãe na ordem da graça”.

Maria é bem-aventurada porque acreditou e sua fé foi expressa por meio de ações concretas. Foi experimentada no decorrer da caminhada. Sua cooperação no plano salvífico se deu através de obras, como, por exemplo, pelo serviço à sua prima Isabel.

Nossa participação na missão do Filho e em sua experiência pascal se dá no cotidiano da vida, na atenção que podemos dedicar a alguém, a algum projeto.

Maria assunta aos céus é a criatura que atingiu a plenitude da salvação, até a transfiguração do corpo. ”De sol, ó Virgem, vestida, de branca lua calçada; e de doze estrelas, coroada”

Ela é a mãe que nos convida a caminhar para o Reino de Deus, a Mãe do Senhor é a imagem da Igreja, luminosa como, será nos tempos futuros, porque o Espírito do Ressuscitado cumprirá plenamente sua missão em todos nós, como fez nela, que é desde já que nós seremos.

Maria brilha no céu, assim como brilha aqui na terra como sinal da esperança segura e do conforto para o povo peregrino, até que chegue o dia do Senhor.

Que Nossa Senhora abençoe todos os leitores deste Jornal A Federação.

Paz e Benção