Livro conta a história dos primeiros esposos santos
Compartilhe

No dia 12 de julho, a Igreja celebrou a memória dos santos esposos Luís Martin e Zélia Guérin, cônjuges e pais de nove filhos, entre os quais Santa Teresinha do Menino Jesus. Para marcar a data, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida – órgão do Vaticano – disponibilizou o livro “A santidade nas famílias do mundo” para acesso pela internet.

Luís Martin (1823-1894) e Zélia Guérin (1831-1877) foram canonizados pelo Papa Francisco em 2015, no encerramento do Sínodo sobre a família. Além de Santa Teresinha do Menino Jesus, eles foram pais de mais oito filhos. “A santidade nas famílias do mundo” conta o caminho para a santidade familiar do casal Luís e Zélia, primeiro casal santo, mas também de outras sete famílias que souberam fazer resplandecer, nos seus gestos, a grandeza do amor de Deus.

O livro foi elaborado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida por ocasião do Ano Família “Amoris Laetitia”, no intuito de oferecer à pastoral familiar um percurso que mostre a beleza da vocação ao matrimônio e à família como caminho de santidade.

Os dois mil delegados presentes no 10º Encontro Mundial das Famílias receberam o livro “A Santidade nas Famílias do Mundo” como presente. “A nossa esperança é que este livro possa estimular cada um de nós a buscar, assim como o fizeram estes esposos, o caminho de santidade original e único que o Senhor deseja dar à nossa família, lembrando que ‘a medida da santidade’ não depende da nossa grandeza, mas da ‘estatura que Cristo alcança em nós’ (GE 21)”, disseram Giovanni e Elisabetta Scifoni, durante a apresentação do livro no Encontro.

O livro “A santidade nas famílias do mundo” é dirigido aos casais e famílias que desejam aprofundar sua compreensão de como viver o Evangelho em sua plenitude e a todos aqueles que desejam conhecer o grande mistério do matrimônio como um caminho para a santidade.

Foi publicado, em formato impresso, pela Livraria Editora Vaticana e está disponível para download em cinco línguas (inglês, italiano, espanhol francês e português) no site: http://www.laityfamilylife.va/