15 de Julho – Ano de 1922
O lyceu
Esteve nesta cidade o sr. Dr. José de Paula Leite de Barros, m. d. provedor da nossa Santa Casa que aqui veio apresentar a planta do futuro “Instituto Borges de Artes e Officios”.
A planta é bellissima e representa um grandioso edifício, digno de ser construído em lugar mais appropriado do que a chacara Bordini. Por esse motivo o sr. Dr. Paula Leite propoz à Camara Municipal permuta da Caixa d’Agua onde o edifício faria outra vista e teria outra belleza. Mas a Camara não aceitou a proposta, e por isso o lyceu será construído na referida chacara, pois não há dentro do perímetro urbano outro lugar que se preste a esse edifício.
O povo todo, que vae lucrar com a fundação do lyceu, deseja que o edifício seja construído no largo da Caixa d’Agua, mas a Camara entende não ser isso possível, e por esse motivo não será satisfeita a vontade popular.
Isso, porém, não é principal; o que se quer é que dentro em breve se dê começo ás obras e que ou no referido largo ou na mencionada chacara, seja logo construído o edifício desse lyceu, promissor de grande futuro para a nossa cidade.
Associação das Damas de Caridade
A presidente desta convida todas as socias e pessoas religiosas para tomarem parte na tradicional romaria ao hospital dos morpheticos, a qual será realizada no dia 18 do corrente, sahindo da Egreja do Bom Jesus ás 17 horas.
Pede-se aos romeiros levarem uma esmola aos morpheticos.
No dia 19 deste, dia de S. Vicente de Paulo, haverá na Egreja do Bom Jesus, ás 7 horas, missa com communhão geral das Sras. Damas de Caridade, de todos os soccorridos pela Associação e dos demais devotos de S. Vicente de Paulo. Ás 18 e meia horas desse dia haverá benção do SS. Sacramento.
Ficou marcada para o dia 19 do corrente, ás 17 e meia horas, a reunião das Sras. Damas de Caridade.
A presidente.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.