CNBB celebra missa em ação de graças pelo trabalho da Ir. Maria Inês Ribeiro na presidência da CRB
Compartilhe

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, presidiu na quarta-feira, 29 de junho, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da entidade em Brasília – DF, missa em ação de graças pelos quase 10 anos de serviço da Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, da Congregação das Mensageiras do Amor Divino, na presidência da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Segundo dom Joel, o momento foi de agradecimento a Deus por ter sido, ao longo dos quase 10 anos, um trabalho de muita comunhão entre a CNBB e a CRB. “Agradecemos a experiência de parceria que a irmã Maria Inês proporcionou, pois ela já vem há 9 anos desempenhando um belíssimo trabalho”, disse dom Joel.

Ainda conforme o secretário-geral as duas entidades têm uma história de parceria muito interessante, a exemplo do que foi realizado no Haiti, uma parceria entre a CRB e a CNBB, e que proporciou um projeto de colaboração missionária com a Igreja local.

A irmã Maria Inês deixará o cargo em julho após a eleição da nova diretoria durante a 26ª Assembleia Geral Eletiva da CRB – que será realizada de 19 a 21 de julho, de forma presencial. A assembleia tem como tema: “Ressignificar a Vida Religiosa Consagrada em uma Igreja Sinodal” e o lema: “Permanecei em meu amor” (Jo 15,9).

A religiosa chegou a CRB em 2013 eleita vice-presidente. Já no ano seguinte substituiu o irmão Paulo Petry, que deixou o cargo de presidente da entidade, após ser eleito conselheiro geral para a região Latinoamericana e Caribenha da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas) e passou a residir na cidade de Medellín, na Colômbia. No fim do mandato em 2016, a religiosa foi então reeleita para outros dois triênios 2016-2019 e 2019-2022.

 Assembleia Geral Eletiva

No dia 10 de março, a CRB deu início ao processo de preparação para a 26ª Assembleia Geral Eletiva com o lançamento da identidade visual, tema e lema, que foram apresentados em uma live que contou com a participação do autor da arte, o Irmão Marista, Luiz Carlos Lima, que reside na cidade de Belo Horizonte e faz parte da coordenação do SAV da Regional Minas Gerais.

De acordo com a CRB, até julho estão sendo realizadas ações para a preparação e aprofundamento do tema da assembleia. Durante este período serão trabalhados mensalmente os três eixos centrais do tema: centralidade de Jesus Cristo, missionariedade e sinodalidade.

A live contou ainda com a participação do autor da arte, o Irmão Marista, Luiz Carlos Lima, que reside na cidade de Belo Horizonte e faz parte da coordenação do SAV da Regional Minas Gerais. “Do coração de Jesus, chamados à sinodalidade”, destacou o estudante de teologia e artista visual nas horas vagas ao apresentar o conceito da arte.

Na ocasião, o Ir. Luiz Carlos explicou que “o convite de Jesus para que ‘permaneçamos em seu amor’ (cf. Jo 15,9), dentro de uma lógica de sinodalidade e profecia, é também convite para sairmos ao encontro de todos quantos se aproximarem de nós, a promovermos diálogos fecundos, a cultivarmos esperança e fraternidade onde estivermos”.